APCEF/SC
Presidente da Anapar afirma que déficit não é rombo
Participantes ativos e aposentados da Funcef reuniram-se esta semana na sede do Seeb Floripa, na 2ª Reunião da Comissão de Acompanhamento Permanente da Funcef. O encontro trouxe o presidente da Anapar e ex-diretor da Funcef, Antonio Braulio de Carvalho, que ministrou a palestra Conjuntura atual
Comissão terá palestra com o presidente da Anapar
Palestra com presidente da Anapar e 2ª Reunião da Comissão da Funcef acontecem dia 15, no SEEB Floripa A Comissão de Acompanhamento da Funcef de SC trará o presidente da Anapar, Antonio Braulio de Carvalho, para ministrar a palestra Conjuntura atual e impactos na Funcef
Comissão Permanente reforça mobilização contra o PLP 268
No dia 2 de julho participantes da Funcef reuniram-se às 10h na sede da Apcef/SC, em Jurerê, para a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento Permanente. Para Marco Zanardi, presidente da Apcef/SC, a primeira reunião foi produtiva dentro do objetivo de reunir os interessados no
APCEF/SC Jurerê
FENAE
Fenae apresenta novo edital de responsabilidade social com foco em equidade de gênero
A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) reafirmou seu compromisso com a cidadania e a equidade de gênero em reunião híbrida realizada nesta segunda-feira (9). O encontro contou com a presença de representantes das Apcefs, coordenações estaduais da ONG Moradia e Cidadania e lideranças da Fenae, com o objetivo de detalhar o Edital 004 de Responsabilidade Social, lançado no último dia 28 de novembro.
O presidente da entidade, Sergio Takemoto, destacou na abertura do encontro a relevância do novo edital, uma das ações do programa “Fenae com Elas”, alinhado à campanha “Feminicídio Zero”, do Ministério das Mulheres. “Chegar ao quarto edital é um marco importante no fortalecimento da cidadania e na luta pelos direitos das mulheres, especialmente frente à grave questão do feminicídio, que é uma chaga na nossa sociedade. Desde o primeiro edital, em que tínhamos apenas 12 projetos, conseguimos alcançar 27 no último, e tenho certeza de que vamos manter esse avanço, ampliando nosso impacto”, destacou.
Takemoto informou ainda que uma novidade importante é que os projetos agora terão duração de dois anos, o que permitirá um trabalho mais consistente e duradouro. “Quero reconhecer o esforço e a dedicação de todos vocês que estão à frente dessas iniciativas. Mesmo com algumas limitações, os resultados têm sido extraordinários e isso só reforça o quanto é possível transformar vidas com comprometimento e trabalho coletivo. Saibam que a Fenae segue à disposição para apoiar ainda mais essas ações e agradeço imensamente a dedicação de cada um de vocês. Vamos juntos continuar avançando e fazendo a diferença”, afirmou o presidente da Fenae.
Com duração inédita de 23 meses (fevereiro de 2025 a dezembro de 2026), o edital abrange quatro eixos principais: Educação, Inclusão Produtiva, Segurança Alimentar e Empoderamento das Mulheres e Meninas – este último, uma inovação.
A diretora de Impacto Social da Fenae, Giselle Menezes, reforçou o compromisso conjunto na luta contra a violência de gênero. Ela informou que o edital amplia o alcance das ações sociais a partir de março, com inscrições abertas para entidades participantes, alinhando-se à campanha Feminicídio Zero. Giselle reforçou a importância dos projetos inovadores e eficazes nos eixos do edital, enfatizando o papel coletivo na transformação social.
“Acreditamos que iniciativas como essa têm o poder de transformar realidades e salvar vidas. Estamos unindo forças com as Apcefs, a Moradia e Cidadania e outras entidades para alcançar resultados ainda mais efetivos. Juntos, podemos construir um futuro com mais equidade e segurança para mulheres e meninas em todo o Brasil”, ressaltou Giselle.
O presidente da ONG Moradia e Cidadania, Laurêncio Korbes, celebrou a parceria com a Fenae e saudou os participantes, incluindo o comitê gestor e as coordenações estaduais. “Quero destacar aqui sempre o impacto positivo das edições anteriores do projeto. Recentemente visitei iniciativas do Ceará e Pernambuco e fiquei muito feliz com o que vi nestes locais. Ressalto, mais uma vez, a gestão dedicada por parte da Fenae, Apcefs e as coordenações da Moradia e Cidadania”, comentou.
“Fenae com elas”
As diretoras da Fenae Rachel Weber e Lourdes Barboza apresentaram o programa “Fenae com elas”, que tem como uma das iniciativas apoiar os projetos beneficiados pelo edital de responsabilidade social, além de destacarem sobre a carta-compromisso assinada com o Ministério das Mulheres, uma iniciativa importante que reforça a luta pela vida e pelos direitos das mulheres.
“Essa campanha é uma oportunidade de amplificar essa discussão tão necessária. A assinatura dessa carta-compromisso marca o início de um movimento que precisa se espalhar por todo o país. Só de estarmos aqui, discutindo e refletindo sobre o tema, já estamos reforçando essa pauta. Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade onde o feminicídio é uma realidade, inclusive dentro da Caixa, como constatamos em conversas recentes com colegas. É um problema estrutural que não se limita a situações de vulnerabilidade social”, declarou Rachel Weber.
“É um prazer estar aqui compartilhando essa campanha com vocês e, juntos, construindo um futuro em que esses temas sejam tratados com a seriedade e a urgência que merecem. Com os projetos que serão implementados em cada estado, temos a oportunidade de levar essa discussão para as comunidades. Esse é só o começo, e a campanha vai crescer à medida que mais pessoas, homens e mulheres, se engajarem nessa causa”, reforçou Lourdes.
Sobre o edital
O edital já está disponível para consulta, iniciativa que promete fortalecer o impacto social em diversas comunidades. A analista de Responsabilidade Social da Fenae, Denise Alencar, detalhou informações contidas no edital. Além disso, falou sobre datas, repasses de recursos, prestação de contas, entre outros.
Após a fala sobre o edital, os participantes da reunião puderam enviar perguntas sobre o documento, tirar dúvidas e compartilhar experiências sobre os projetos sociais beneficiados pela Fenae, Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.
Takemoto agradeceu a presença de todos e parabenizou os envolvidos no desenvolvimento das ações de responsabilidade social. “Prevenir a violência de gênero e promover a cidadania são pilares do nosso trabalho. Este edital representa um marco na nossa atuação social, reforçando o papel da Fenae como protagonista na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Vamos juntos!”, finalizou.
Em reunião extraordinária, Conselho Deliberativo da Funcef aprova adequação da meta atuarial
Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (9), o Conselho Deliberativo da Funcef aprovou, por 4 votos a 2, a adequação da meta atuarial dos planos de benefícios. Com a decisão a meta passa dos atuais 4,5% para 4,85% no Novo Plano, REB e Reg/Replan Não Saldado. Já no Reg/Replan Saldado, a meta será 4,75%. A mudança da meta adequa as projeções dos planos ao perfil e rentabilidade esperada de seus ativos de investimentos, e, como efeito, deve reduzir o déficit não equacionado, atualmente em R$ 6,7 bilhões.
Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a aprovação da elevação da meta atuarial representa um avanço necessário para garantir o equilíbrio dos planos de benefícios e a sustentabilidade financeira no longo prazo. “Embora os estudos apontassem para a possibilidade de um aumento maior, que consideramos ideal, esta alteração já é importante para reduzir o déficit não equacionado do Reg/Replan Saldado e aumentar o benefício futuro dos participantes do REB e Novo Plano. Mas é importante destacar que ainda não corrigiu o equívoco da drástica redução de 2017, que gerou custo bilionário para os participantes do REG/Replan e reduziu os novos benefícios concedidos aos participantes do Novo Plano e do REB”, destacou Takemoto. [Leia mais aqui]
O diretor de Benefícios (Diben), Jair Pedro Ferreira, eleito pelos participantes, também considerou o aumento muito positivo para os participantes. “A Diben conduziu os estudos, validados por uma consultoria atuarial independente, que demonstraram a viabilidade e os benefícios do aumento da meta para os planos e para os participantes, e os percentuais estão dentro das provisões técnicas”, afirmou o diretor.
O conselheiro Selim Oliveira, que já havia sinalizado anteriormente seu posicionamento, votou a favor do aumento, assim como os conselheiros Lucius de Vasconcelos Sousa, Adauto Pereira Júnior e a presidente do Conselho, Maria Salete Cavalcanti. Já os conselheiros Marcos Todt e Ana Fátima de Brito votaram contra qualquer alteração nos índices.
Ao votar pelo aumento da meta atuarial, o conselheiro Selim citou o parecer do Comitê de Assessoramento Técnico de Benefícios (CATB), que apontou alta aderência das taxas propostas. "A taxa de 4,75% para o REG/Replan Saldado tem mais de 80% de chance de se concretizar e reduz o impacto no déficit não equacionado, praticamente zerando o déficit do plano a partir de 2025. Além disso, não compromete a solvência, liquidez e o risco de mercado dos planos", justificou.
Para o diretor de Saúde e Previdência da Fenae, Leonardo Quadros, a decisão desta segunda-feira marca o fim de uma sequência de adiamentos e pedidos de vistas que vinham adiando a definição sobre o tema.
“É uma decisão importante para os participantes. Há tempos a Fenae defende a adequação da meta, sempre com responsabilidade, com base em estudos técnicos e dentro dos limites previstos pela legislação. Vale destacar que todos os participantes serão beneficiados pela medida - quem está no Reg/Replan Saldado deverá ter o déficit não equacionado do plano praticamente zerado após o ajuste de precificação. E os participantes que estão no REB e no Novo Plano e que pretendem requerer o benefício a partir de janeiro terão um benefício maior”, [Leia mais aqui] lembrou Quadros, que também é presidente da Apcef/SP.
Festa de confraternização de fim de ano da Fenae será realizada nesta terça-feira (10)
Nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, devido à festa de confraternização de fim de seus funcionários e diretores, não haverá expediente na sede da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), em Brasília.
Excepcionalmente, neste dia, o atendimento ao público ficará suspenso.
Na quarta-feira (11), as atividades vão voltar ao normal a partir das 9h.
Chapa 1 – “Apcef para todos” está eleita. Associados reelegem Bala para o cargo de presidente
Está definida a nova gestão da Associação do Pessoal da Caixa do Distrito Federal (Apcef/DF) para o quadriênio 2025/2028. A chapa 1 – “Apcef para Todos”, tendo José Herculano do Nascimento Neto (Bala) como candidato reeleito para o cargo de presidente, foi escolhida com 79% dos votos. Bala, como prefere ser chamado, é também presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae.
O pleito renovou a Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal da associação brasiliense. A votação foi realizada no último dia 6 de dezembro, quando 718 associados foram às urnas. Do total, foram 561 votos válidos para a chapa 1 (“Apcef para Todos”), 150 para a chapa 2, 1 em branco e 6 nulos.
A cerimônia de posse dos novos diretores e conselheiros está agendada para a data de 2 de janeiro de 2025.
O presidente reeleito da Apcef/DF agradeceu o apoio recebido durante todo o processo eleitoral. “Nosso muito obrigado a cada associado e a cada associada que reconheceram e apoiaram o trabalho realizado pela atual gestão da associação brasiliense. Obrigado por acreditarem em nossas propostas, por se engajarem conosco e por contribuírem para essa conquista importante. Este resultado é fruto da confiança e do esforço de todos os associados e de todas as associadas”, disse Bala.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, ressaltou a parceria entre a Federação e a associação, reforçando a importância dos projetos desenvolvidos em conjunto. “Agradecemos à Apcef/DF pelo compromisso de sempre, na defesa dos direitos e na valorização dos empregados da Caixa”, destacou Takemoto.
Conheça os novos diretores e conselheiros da Apcef/DF:
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: José Herculano do Nascimento Neto (Bala).
Vice-Presidente: Roberto Goulart Barbosa (Fitinha).
Secretário-Geral: Edilene Tajra de Souza.
Diretor Financeiro: Antônio Carlos Alves (Kaká).
Diretor Administrativo: Márcio Palhares de Oliveira.
CONSELHO DELIBERATIVO
Efetivos: Renato Mamede Lima, Nirley Normanha Braz, Jean de Moraes Machado, Luís Henrique Neves Pereira, Mirtes Mendes Marques, Gustavo Vieira Correa (Gugu), Carla Christina Damaceno Bezerra, Marlene Rodrigues Dias e Bruno Wanderson Montijo de Oliveira.
Suplentes: Ricardo Magno Paula Ramos, Marcílio Machado Júnior, Idalmo Santos, Paulo Sérgio Moutinho Meyer, Fabiana Medeiros Jacobina Aires, José Norberto Abrita Ferreira, Wanderson Roberto Ariani da Silva, Abigail Vieira Queiroga e Fernando Moltalvão Penha.
CONSELHO FISCAL
Efetivos: Afrânio Neto Freire, Américo José Luz Romeu, Jose Hil de Serpa Sales, José Pereira de Miranda e Rogério Soares dos Santos.
Suplentes: Jacqueline Moiano Vasconcelos, José de Anchieta Jerônimo, Marco Antônio Leal da Rosa, Raimundo Edilberto Coelho Silva e Fabiana Uehara Proscholdt.
FENAE
Quer ler todas as publicações da FENAE?
Clique no botão abaixo e tenha acesso ao site oficial.