Bancários votam pelo estado de greve

Dez de agosto: Dia do Basta. Bancários rejeitam proposta da Fenaban e decidiram paralisar as atividades até ao meio dia.

Na noite de quarta-feira (8), bancários de Florianópolis e Região se reuniram na sede do SEEB para deliberar sobre a proposta apresentada pelos banqueiros e a participação nas atividades do dia do basta (10/8). A categoria recusou a proposta que cobre apenas a inflação medida pelo INPC para salários, pisos e demais verbas, como PLR, VA, VR, auxílio-creche/babá. Em assembleia, os trabalhadores de bancos privados e públicos foram unanimes ao rejeitar a oferta da Fenaban.

Dia do Basta

Ficou decidido em assembleia, que nessa sexta-feira, 10 de agosto, será o Dia do Basta, convocado pelas centrais sindicais e pelos movimentos sociais, contra os retrocessos, como a reforma trabalhista, o aumento dos combustíveis, a entrega do patrimônio nacional e o desmonte das empresas públicas, o desemprego (que atinge mais de 12 milhões de pessoas), crescimento da miséria e cortes nas verbas da saúde e educação. Os bancários decidiram paralisar as atividades até ao meio dia.

“A Caixa afirmou que seguirá a reforma trabalhista e as normas da CGPAR na negociação. Nunca tivemos tantos ataques aos aposentados como temos sofrido agora”, destacou a diretora do SEEB, Zuleida Martins da Rosa. Sobre os atos de amanhã ela lembrou aos colegas: “Quem está sentado no sofá precisa se levantar e  voltar à luta. É preciso unir aposentados e ativos para garantir nossos direitos e benefícios. É preciso participar das atividades, e ir para a frente das agências”.

 

O estado de greve se dará três dias após a última rodada de negociação, ocorrida na terça-feira (7), quando a Fenaban apresentou proposta inaceitável, porque não contempla reivindicações importantes, como a não substituição de bancários por terceirizados, a não adoção das novas formas de contratação previstas na reforma trabalhista e o combate às metas abusivas que adoecem grande número de trabalhadores. A Fenaban ignora dezenas de direitos garantidos no ACT como a PLR Social, o Saúde Caixa e a incorporação de função, além de ser excludente em relação aos aposentados. Por isso, amanhã é o Dia do Basta!

Saiba mais sobre a negociação: https://goo.gl/ZMGhEX