Notícias

APCEF/SC

Jornal da Apcef/SC: Você quer versão impressa ou digital?

Os tempos são outros. A vida está cada vez mais digital. Mudou a maneira como lemos livros, assistimos filmes, programamos eventos, fotografamos, enfim, como acessamos o mundo. O constante processo de digitalização traz ‘tudo’ para a palma da mão e, gradativamente reduz a necessidade de

Floripa Stand Up Paddle

Vamos passear por Floripa remando? A Apcef-SC firmou parceria com a Floripa Stand Up Paddle, o que garante desconto de 20% nos roteiros. A empresa oferece oito roteiros de passeios de SUP, dos quais apenas um necessita experiência com o esporte. Para participar dos demais

P4P Update: Usyk, Rungvisai Big Movers Chocolatito Drops

Vintage cars are not some whim. It’s a kind of lifestyle, unique point of view, willing to stay out from the crowd. Investing in a vintage car can be a tricky process and it’s not a decision that should jump into. Whether you’re looking for

Unusual Views of the World’s Largest Cities

Vintage cars are not some whim. It’s a kind of lifestyle, unique point of view, willing to stay out from the crowd. Investing in a vintage car can be a tricky process and it’s not a decision that should jump into. Whether you’re looking for

Notícias direto da

FENAE

No Amazonas, aniversários da Fenae e da Apcef local são celebrados com festa temática

A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal no Amazonas (Apcef/AM) esteve em clima de festa no último sábado (13), em Manaus/capital, quando comemorou os 54 anos da Fenae e celebrou seus 71 anos de fundação. Ambas as datas marcam décadas de atuação em defesa da Caixa 100% pública e pelos direitos dos empregados e aposentados do banco, com iniciativas voltadas ao bem-estar, cultura, esporte, atividade social e integração.

No evento, a Fenae foi representada por seu diretor da região Norte, Paulo Roberto da Costa – o Paulinho, que também é diretor de Eventos Sociais e Culturais da associação amazonense. O ato comemorativo dos dois aniversários reuniu ainda associados, familiares e convidados, além de representantes de entidades parceiras.

Denominada de “Apcef Disco”, tendo como referência um ambiente retrô ao som dos grandes sucessos dos anos 60/70/80/90, a festa temática amazonense contou com a participação da banda Firewall, cujo vocalista – Rodrigo Reynolds – é empregado da Caixa e associado da Apcef/AM.

O DJ Fernando Araújo proporcionou um show à parte. Diante da animação dos presentes, a “Apcef Disco” rolou das 20h às 2h de madrugada e foi baseada em muita dança, alegria e desenvoltura. O salão recebeu decoração especial, mas foram servidas ainda bebidas e coquetéis variados. 

Durante a comemoração em dose dupla, dirigentes destacaram a importância da Fenae na defesa dos direitos dos empregados e da Caixa como patrimônio público. Ao participar do ato de abertura, como representante da Federação, Paulinho fez uma saudação aos associados presentes, ao mesmo tempo que agradeceu à diretoria da Fenae e ao presidente Sergio Takemoto, numa deferência em especial, pelo apoio para o sucesso do evento festivo.

Em seu discurso, o diretor da região Norte da Fenae falou sobre o que foi feito durante o ano corrente pelas entidades associativas, e forneceu em seguida informações a respeito da mobilização em defesa da Caixa pública e social, Saúde Caixa (reivindicação por reajuste zero) e luta por aumento salarial dos bancários em 2025. As realizações da Fenae neste ano, com o apoio das Apcefs, também foram ressaltadas por Paulinho, a exemplo do Talentos, Jogos Regionais do Centro-Oeste e Norte, Jogos Fenae + e Corrida Fenae do Pessoal da Caixa pela associação amazonense.

“Parabéns à Fenae pelos seus 54 anos. Nossa Federação, resultado da organização e mobilização autônoma dos trabalhadores do maior banco público, tem o papel de articular todas as demandas das Apcefs e de todos os colegas Brasil afora. São cinco décadas e quatro anos de muita história e de muita luta, na defesa da Caixa pública e social, unindo forças coletivamente para defender direitos e melhores condições de trabalho”, declarou Paulo Roberto da Costa.
 




Saiu o resultado da Campanha Mês dos Bancários 2025!

Já estão definidos os sorteados da Campanha Mês dos Bancários 2025/40 anos da Greve das 6h. O sorteio fez parte da celebração aos bancários e foi realizada ao longo do mês de agosto pelo aplicativo Viva Fenae/Apcef.

Para participar os empregados Caixa responderam os games disponibilizados, como jogos de memória, quiz, caça-palavra, palavra cruzada e quebra-cabeça. 

O prêmio, um vale-presente Giffty no valor de R$ 300, será entregue aos contemplados abaixo:
•    Aline Cardoso Pereira – Apcef/MG
•    José Reinaldo de Campos – Apcef/SP

Parabéns aos ganhadores! 


 




Empregados realizam Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa

As empregadas e os empregados da Caixa estão em campanha contra qualquer reajuste nos valores cobrados dos usuários do Saúde Caixa. E, para atender a essa e a demais reinvindicações já apresentadas pela representação dos trabalhadores, haverá, nesta quarta-feira (17), o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. A iniciativa também tem como objetivo pressionar o banco a apresentar uma proposta para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do plano de saúde.

As ações incluem atividades em agências bancárias da Caixa, reuniões com empregados, colagem de cartazes, além do adiamento da abertura das agências/departamentos. O movimento também orienta que sejam realizadas atividades semanais de aproximação com a base, para ouvir os trabalhadores e reforçar a importância da mobilização.

“O Saúde Caixa é uma conquista histórica coletiva e símbolo de proteção da nossa categoria. Por isso, a defesa do reajuste zero não é apenas uma pauta financeira, mas a garantia de que os trabalhadores continuarão tendo acesso à saúde de qualidade sem o peso de aumentos abusivos. Convidamos a todos os empregados e as empregadas Caixa para fazerem parte da mobilização por um plano de saúde protegido e fortalecido”, reforça o presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), Sergio Takemoto.

Pesquisa Fenae

A Fenae divulgou os primeiros resultados da pesquisa nacional sobre saúde física e mental dos empregados e empregadas da Caixa. Um dos recortes, o Saúde Caixa, traz dados fundamentais para o debate sobre sua preservação e fortalecimento. O levantamento foi realizado entre 27 de junho e 7 de julho de 2025, pela Acerte Pesquisa e Comunicação, e ouviu 3.820 respondentes da ativa e aposentados.

Diante dos resultados da pesquisa, a Fenae reforça sua defesa pelo reajuste zero nas mensalidades, já que os dados comprovam a importância do Saúde Caixa para os empregados. Atualmente, as mensalidades e pagamentos são o aspecto mais criticado, com 80% de reprovação, e qualquer aumento tende a agravar ainda mais a insatisfação.

O estudo mostra ainda que 92% utilizam o Saúde Caixa como principal plano de saúde. Mais da metade avalia o plano positivamente, com destaque para os aposentados (61%) e empregados lotados na Matriz (70%). Os serviços de atendimento de urgência (56% de aprovação) e liberação de exames (55%) figuram entre os pontos mais bem avaliados, demonstrando a relevância do plano para o cuidado com a saúde da categoria.

Além da defesa política, a pesquisa mostra a necessidade de melhorias nos canais de comunicação e na rede credenciada, que ainda apresentam alto índice de desconhecimento ou reprovação. Apenas cerca de 37% dos empregados da ativa avalia positivamente a rede credenciada. Já os canais de comunicação apresentam desempenho ainda mais frágil. O WhatsApp Saúde Caixa tem aprovação de apenas 30% e reprovação de 48%; o Fale Conosco registra 28% de avaliações positivas e o Chat Online é marcado pelo desconhecimento (41%), atingindo quase metade dos usuários, com só 17% de aprovação. Esses dados reforçam que custos, rede credenciada e comunicação concentram as principais insatisfações dos usuários.
 




Apcef/RO comemora os 54 anos da Fenae com grande festa

A Apcef/RO celebrou, no último sábado (12/09), os 54 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae). A entidade, fundada em 29 de maio de 1971, segue sendo referência na defesa dos direitos dos empregados da Caixa e na promoção do bem-estar da categoria.

Embora o aniversário tenha sido em maio, as comemorações continuam em todo o país, reunindo associados, dirigentes e convidados. Em Rondônia, a festa contou com a presença da diretoria da Apcef/RO, empregados da Caixa e associados, que celebraram em grande estilo.

Os convidados foram recepcionados com um buffet volante especial, drinks, diversão à vontade e música de qualidade. A decoração personalizada trouxe as cores que marcaram as mais de cinco décadas de história da Fenae. O cerimonial incluiu a exibição de um vídeo sobre a trajetória de lutas da entidade, reforçando sua importância no fortalecimento do movimento associativo.

O presidente da Apcef/RO, Edson W. Tavares, destacou o papel da Federação na integração e defesa dos trabalhadores. “Comemorar o aniversário da Fenae nas associações estaduais é reafirmar seu papel relevante como entidade representativa dos empregados da Caixa. Além disso, aproxima o movimento associativo e sindical dos trabalhadores do banco público e fortalece a ligação com movimentos sociais e populares vinculados ao papel público e social da Caixa”, afirmou.

A animação da noite ficou por conta da Banda Vibe Rock, que levantou o público com três horas de show, trazendo o melhor do pop-rock nacional e internacional dos anos 1980, 1990 e 2000.




FENAE

Quer ler todas as publicações da FENAE?
Clique no botão abaixo e tenha acesso ao site oficial.