Notícias

APCEF/SC

Presidente da Anapar afirma que déficit não é rombo

Participantes ativos e aposentados da Funcef reuniram-se esta semana na sede do Seeb Floripa, na 2ª Reunião da Comissão de Acompanhamento Permanente da Funcef. O encontro trouxe o presidente da Anapar e ex-diretor da Funcef, Antonio Braulio de Carvalho, que ministrou a palestra Conjuntura atual

Comissão terá palestra com o presidente da Anapar

Palestra com presidente da Anapar e 2ª Reunião da Comissão da Funcef acontecem dia 15, no SEEB Floripa A Comissão de Acompanhamento da Funcef de SC trará o presidente da Anapar, Antonio Braulio de Carvalho, para ministrar a palestra Conjuntura atual e impactos na Funcef

Comissão Permanente reforça mobilização contra o PLP 268

No dia 2 de julho participantes da Funcef reuniram-se às 10h na sede da Apcef/SC, em Jurerê, para a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento Permanente. Para Marco Zanardi, presidente da Apcef/SC, a primeira reunião foi produtiva dentro do objetivo de reunir os interessados no

Notícias direto da

FENAE

Contra retirada de direitos, Fenae indica voto não à consulta sobre implementação da proposta de redução do equacionamento

A Funcef vai realizar, entre os dias 20 e 27 de setembro, uma consulta aos participantes para conhecer suas opiniões sobre a proposta de redução do equacionamento. No entanto, é importante esclarecer que, conforme a própria Funcef já anunciou, o resultado dessa consulta não terá poder de veto, servindo apenas como um termômetro para medir a opinião dos participantes.

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) tem acompanhado de perto as discussões sobre essa proposta e se posiciona firmemente contra a retirada de direitos dos participantes, como está prevista no atual formato. Das seis medidas que compõem a proposta, cinco se baseiam na redução dos valores dos benefícios. Em outras palavras, a proposta reduz o pagamento de benefícios aos participantes, o que, por consequência, diminui também as contribuições extraordinárias. 

A Fenae, a Contraf/CUT e a Anapar têm insistido que é possível construir uma proposta alternativa que não sacrifique direitos. E mais: defendem que a questão da redução do equacionamento seja discutida em uma mesa de negociação que inclua a Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), a Caixa e a Funcef. Afinal, apenas a representação dos participantes tem legitimidade para discutir e defender seus interesses e direitos.

Vale lembrar que, em 2021, a Funcef já havia realizado uma consulta sobre o alongamento do prazo de equacionamento. Apenas essa medida poderia reduzir em 30%, em média, as alíquotas de contribuição extraordinária, sem retirar direitos ou reduzir benefícios. No entanto, essa proposta foi rejeitada.

As entidades têm atuado de forma propositiva, levantando pontos que precisam ser considerados pela Funcef, como a revisão da meta atuarial, a responsabilidade da Caixa no contencioso trabalhista e o pagamento integral da parte da Caixa no equacionamento. Graças à pressão dessas entidades, alguns desses temas já começaram a ser avaliados pela Fundação. Recentemente, a Funcef reconheceu a viabilidade de elevar a meta atuarial, o que traria um impacto positivo no equilíbrio técnico do plano. Também houve avanço nas discussões sobre o contencioso, com a Caixa admitindo, durante a campanha salarial dos bancários, que vai debater o tema com os representantes dos empregados.

No entanto, a proposta de redução do equacionamento continua praticamente inalterada, mantendo a retirada de direitos, especialmente com a redução dos benefícios a serem concedidos no futuro.

Mesmo após quatro meses de intensas discussões, desde a apresentação da proposta, não houve uma verdadeira negociação entre a Funcef e os representantes dos participantes. O diálogo necessário para a construção de uma solução justa e equilibrada simplesmente não ocorreu.

Diante dessa realidade, a Fenae reafirma sua posição contra a implementação da proposta de redução do equacionamento e indica o voto contrário na consulta que será realizada pela Funcef. A Fenae continua vigilante na defesa dos direitos dos participantes e seguirá lutando por soluções que não penalizem ainda mais os empregados ativos, aposentados e seus dependentes.

Live

Nesta quinta (19), a Fenae vai realizar uma live para debater a consulta aos participantes. Leia mais aqui.




Consulta com os participantes sobre proposta de equacionamento da Funcef é tema de live da Fenae

A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), em parceria com entidades do setor, promoverá, nesta quinta-feira (19), uma live para debater sobre a consulta que a Funcef (Fundação dos Economiários Federais) realizará com os participantes sobre a proposta de redução do equacionamento. O bate-papo será transmitido a partir das 16h, pelo YouTube da Fenae

A realização da live “Equacionamento: consulta aos participantes da Funcef em debate” será uma oportunidade para os interessados debaterem, de forma transparente, a proposta apresentada pela Funcef e Caixa, bem como sua consequência para o futuro dos participantes. A Fenae alerta, ainda, que a proposta apresentada pela Fundação prevê a retirada de direitos. 

A Funcef abrirá a consulta pública a partir desta sexta-feira (20). A enquete é exclusiva para os participantes ativos e assistidos do plano do REG/Replan Saldado. Na consulta, disponível até o dia 27 de setembro, os participantes responderão, se concordam ou não, à seguinte pergunta: “Você concorda com a implementação das medidas propostas pela Funcef, tendo por base o Relatório do GT Caixa e Funcef, para reduzir em até 43% o valor das contribuições extraordinárias mensais do equacionamento do REG/Replan Saldado?”

Sobre a proposta da Caixa e Funcef - A proposta apresentada pela Caixa e pela Funcef prevê a retirada de direitos dos participantes e o aumento do prazo de pagamento das contribuições extraordinárias. A proposta não cita o contencioso ou a alteração da taxa de juros da meta atuarial, que poderiam reduzir o equacionamento sem prejudicar os participantes.

A Fenae propõe que a proposta de redução do equacionamento seja discutida em uma mesa de negociação que envolva a Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), a Funcef e a patrocinadora Caixa. Além disso, a Fenae defende que o banco assuma a responsabilidade pelo contencioso trabalhista.

Serviço

Live: Equacionamento: consulta aos participantes da Funcef em debate
Data: Quinta-feira, dia 19 de setembro
Horário: às 16h
Transmissão: YouTube da Fenae (https://www.youtube.com/@FenaeFederacao
 




Fim de semana será marcado por comemorações dos 53 anos da Fenae

As comemorações dos 53 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) continuam. Neste fim de semana, cinco Apcefs vão celebrar mais de cinco décadas da entidade que é referência nacional na defesa dos empregados da Caixa e do banco público. São elas: Amazonas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Confira a programação!

Apcef/AM

O evento comemorativo da associação amazonense contará com show acústico do cantor David Assauyag, um dos principais nomes do Festival Folclórico de Parintins. Na ocasião, será celebrado também o aniversário de 70 anos da Apcef/AM. A Fenae será representada pelo diretor da Região Norte, Paulo Roberto da Costa. O evento será realizado neste sábado (21) no salão social da Apcef/AM, localizado no clube da entidade, a partir das 20h.

Apcef/PE

Em Pernambuco, a comemoração será em dose tripla: os 53 anos da Fenae, 107 anos da associação pernambucana e os 46 anos da Apcef Janga, neste sábado (21), a partir das 15h, na Apcef Janga. Para associado e um dependente a entrada é gratuita. Na programação, constam atrações musicais e open cerveja e drinks.

Apcef/PI

Também no sábado (21), acontece a celebração dos aniversários da Fenae e da Apcef/PI, com show ao vivo do grupo musical Brasas do Forró. Show de abertura ficará por conta do cantor Wesley Ferreira, a partir das 20h.

Apcef/RN

O aniversário da Fenae vai ser animado com pagode, a partir das 12h deste sábado (21), na sede da associação. Pagode do Coxa & Kaio Fernandes serão as atrações, além de feijoada e promoção de cerveja.  No evento, será comemorado também o aniversário da Apcef/RN. Haverá ainda a confraternização dos atletas que participaram da delegação potiguar nos Jogos da Fenae 2024.

Apcef/RS

Os 53 anos da Fenae e o aniversário da associação gaúcha serão comemorados com o “Festival da Arte para o Bem Comum - É Chegada a Primavera!”, no sábado (22), no Auditório Araújo Vianna no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. O evento é aberto ao público e totalmente gratuito. No local, serão arrecadados alimentos não perecíveis, para serem doados às famílias atingidas pela calamidade no Rio Grande do Sul.




Apcef/ES completa hoje 66 anos de fundação

Neste 18 de setembro, a Apcef/ES completa 66 anos de história. Para comemorar a data, no próximo sábado (21), será realizado o APCEFestival, a partir das 10h, na sede do clube em Bicanga. A diretoria da Associação convida todos para o evento que será repleto de música, cultura e confraternização. Os participantes poderão desfrutar de um dia especial, com diversas atrações e uma programação musical imperdível.

Entre os destaques do festival, estão shows de Rodrigo Balla (sertanejo), Rasta Clone (reggae), Calibre de Rosas (cover de Guns N' Roses) e Cadu Caruzo (cover de Cazuza). Além disso, o evento contará com apresentações culturais, incluindo uma banda de Congo e outras surpresas que prometem animar o público.

Para garantir a energia durante o dia, a praça de alimentação estará aberta com uma ampla variedade de opções gastronômicas, oferecendo comidas e bebidas para todos os gostos, que serão vendidas no local.

Os ingressos para o APCEFestival estão disponíveis no valor de R$ 15,00 para associados e R$ 30,00 para convidados. O primeiro lote oferece um benefício exclusivo: os 600 primeiros inscritos receberão um copo personalizado do evento.

"Estamos com ótimas expectativas para realizar nosso primeiro festival de cultura na Apcef/ES. Nossa ideia é valorizar a cultura local, com destaque para a apresentação do Congo. Além de diversas atrações musicais, também iremos propor aos convidados que utilizem copos sustentáveis, para também colaborar com a preservação do meio ambiente, pela não utilização de descartáveis. Teremos, ainda, a presença de representantes da Fenae, do sindicato e de outras entidades parceiras, como forma de refoçar e valorizar nossas ações promovidas na Associação", destacou o presidente da Apcef/ES, Claudio Bastos. 

Não perca essa oportunidade de celebrar o aniversário da Apcef/ES em grande estilo. Faça sua inscrição agora mesmo pelo link (https://bit.ly/apcefestival_24) e garanta o seu lugar. Chame seus amigos e aproveite um dia de muita música e diversão!

Histórico

No final da década de 50 e início dos anos 60, a entidade foi criada com objetivo de desenvolver atividades de lazer, cultura e esportes para os empregados. Ao longo de sua história, a Apcef/ES se consolidou como uma entidade forte, que atua em conjunto com o Sindicato dos Bancários do estado, representando o conjunto dos empregados da Caixa em suas lutas políticas, por melhores condições de trabalho, remuneração e qualidade de vida para os trabalhadores. A Associação também busca, através do lazer, da cultura e do esporte, integrar os empregados do banco público e seus familiares.

A estrutura da sede Bicanga é cercada de muito verde, com um projeto paisagístico que o torna um espaço agradável, com várias opções de diversão e lazer para seus associados e convidados. São piscinas, opções de esporte, parque infantil, espaço para eventos, bar, choupana, churrasqueiras, pousada e outras atrações que fazem da Associação um ambiente familiar e divertido.  




FENAE

Quer ler todas as publicações da FENAE?
Clique no botão abaixo e tenha acesso ao site oficial.