Notícias

APCEF/SC

Tony Blair wanted British Football League

Vintage cars are not some whim. It’s a kind of lifestyle, unique point of view, willing to stay out from the crowd. Investing in a vintage car can be a tricky process and it’s not a decision that should jump into. Whether you’re looking for

Perfect Landing Spots for NBA’s Top Remaining Free Agents

Vintage cars are not some whim. It’s a kind of lifestyle, unique point of view, willing to stay out from the crowd. Investing in a vintage car can be a tricky process and it’s not a decision that should jump into. Whether you’re looking for

Perfect Landing Spots for NBA’s Top Remaining Free Agents

Vintage cars are not some whim. It’s a kind of lifestyle, unique point of view, willing to stay out from the crowd. Investing in a vintage car can be a tricky process and it’s not a decision that should jump into. Whether you’re looking for

Notícias direto da

FENAE

Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada

A votação sobre a adequação da meta atuarial da Funcef, prevista para esta quinta-feira (21), foi adiada após um dos conselheiros deliberativos pedir vistas do processo. O conselheiro argumentou não estar plenamente convencido dos benefícios da medida para os planos da Fundação e solicitou mais esclarecimentos técnicos.

A proposta de adequação da meta atuarial de 4,5% para 4,85% é embasada em estudos técnicos realizados pela Diretoria de Benefícios (Diben) e validados por uma consultoria atuarial independente. Os estudos apontam que a mudança não compromete o nível de risco dos planos e contribui para reduzir o déficit não equacionado, além de garantir maior estabilidade no longo prazo.

A necessidade de um estudo detalhado para uma revisão da meta atuarial é uma defesa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) desde a alteração de 2017, quando a diretoria da Fundação reduziu significativamente a meta, causando um custo de R$ 6,5 bilhões aos participantes do plano REG/Replan Saldado. (Leia aqui)

A Federação continua acompanhando os desdobramentos da reunião e informará sobre as atualizações.




Confira a programação cultural, esportiva e de lazer nas Apcefs para os próximos dias

O clima já é final de ano nas Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). Antes que 2024 termine, aproveite os próximos dias para relaxar, praticar esportes, cuidar da saúde e se divertir. Para a criançada, já tem programação colônia de férias.

Estamos no Novembro Azul e a Apcef/PA não vai deixar a data passar em branco. Neste sábado (23), ocorrerá uma programação especial para celebrar a saúde e o bem-estar. A partir das 9h, haverá disputas esportivas, serviços de saúde e beleza. Vale a pena conferir!

Os associados da Apcef/PR estão convidados para participar do tradicional Baile do Havaí, neste sábado (23), a partir das 22h. A banda Café Society vai garantir a animação.

O clima festivo também toma conta da Apcef/RO. Os 53 anos da Fenae será comemorado com uma festa temática: “Neon Party”.  O cantor Belarmino animará os associados e convidados.

A seletiva estadual do Talentos Fenae/Apcef da Apcef/SC ocorrerá neste sábado (23), a partir das 18h. Além das apresentações dos participantes da categoria música, o evento será marcado pela terceira edição do Sunset.

Vem aí a 4ª Edição do “Encontro Entre Amigos”, realizado pela Apcef/DF em parceria com a AEA/DF. Voltado para aposentados, o evento de encerramento de 2024, será marcado por muitas novidades como apresentação inclusiva circense, personal dance e uma festa vibrante ao som dos anos 80. Marque na agenda: 29 de novembro, a partir das 15h.

O Papai Noel vai chegar na Apcef/ES em breve. Salve a data: 15 de dezembro. A Festa de Natal da associação será recheada de atrações e cardápio natalino especial. Não fique de fora deste momento de confraternização.

Já preparando sua colônia de férias, a Apcef/MA quer resgatar a “infância raiz” com brincadeiras que marcaram gerações.  As inscrições já estão abertas e a colônia ocorrerá de 9 a 13 de dezembro, das 14 às 18h.

Apcef/SE também vai realizar colônia de férias para a criançada. Muita magia e diversão vão animar meninas e meninos de 5 a 12 anos, entre os dias 6 e 18 de janeiro, com atividades nos períodos da manhã e tarde.

Apcef/TO informa que entrará em recesso de 9 de dezembro a 7 de janeiro. Atividades serão retomadas após essa data, para mais momentos de integração e lazer para os associados.




Apcef/TO celebra 32 anos nesta quarta-feira (20) de lutas e conquistas

Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Tocantins (Apcef/TO) completa, nesta quarta-feira (20), 32 anos de existência, e tem sua história marcada pela luta e conquistas em defesa dos empregados Caixa no estado. Fundada em 20 de novembro de 1992, a entidade é considerada uma das entidades-caçulas entre as filiadas da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Desde que foi criada, a entidade coleciona muitas experiências em um único lugar: lazer em família, esportes, cultura, eventos sociais, cursos e conhecimento. Atualmente, a APCEF/TO conta com a sede em Palmas (capital) e subsedes em Araguacema e Miracema. Os espaços de integração e lazer disponibilizados para os empregados da Caixa, aposentado e pensionista, assim como de familiares das associadas e dos associados é o mais puro exemplo de que a associação tocantinense tem compromisso com a promoção do bem-estar/qualidade de vida e a defesa dos direitos dos seus associados.

Com forte representatividade quando se refere à defesa da Caixa 100% pública, combinada com a defesa dos interesses das trabalhadoras e dos trabalhadores do banco, a Apcef/TO provou nestes 32 anos de que é muito mais do que um clube. Em Palmas, por exemplo, a sede da Apcef/TO está situada em local privilegiado à beira do lago, na região dos clubes, com uma praia que proporciona ao empregado associado um mergulho refrescante, além de uma vista do pôr-do-sol do Rio Tocantins e da Ponte da Amizade, com oito quilômetros de extensão.

Os associados têm ainda ao dispor uma piscina adulta e outra infantil, dois campos de futebol, churrasqueiras, pista para caminhadas, quadras de vôlei e de tênis, parque infantil, um salão de festas, mesas de jogos, camping e uma ampla área verde com frutas nativas. Uma rampa no lago permite a prática de esportes náuticos e pescaria. Somada a toda essa estrutura de lazer, o clube conta ainda com bar e restaurante que oferecem à associada e ao associado pratos à la carte e almoço aos sábados e domingos.

Em Palmas (capital) e em Araguacema e Miracema (ambas no interior), a atuação da Apcef/TO busca disponibilizar um espaço de integração e lazer para as associadas e para os associados. Assim, as empregadas e os empregados da Caixa em Tocantins encontram na associação uma rede adequada para o debate dos assuntos de interesse da categoria e para interagir com a comunidade. 




Caixa: Representação dos empregados entrega contraproposta para caixas e tesoureiros

A Caixa Econômica Federal voltou às negociações sobre questões específicas de caixas e tesoureiros, nesta terça-feira (19), sem apresentar avanços no debate: somente releu os pontos que já haviam sido apresentados nas últimas duas reuniões sobre o tema, de 1º e 5 de novembro (clique aqui).

"As propostas da Caixa não contemplam os empregados. Diante do que vem sendo apresentado, o que estamos escutando das bases é que eles preferem ficar como estão, para não correrem o risco de perderem remuneração", destacou a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa e diretora executiva da Contraf-CUT, Eliana Brasil.

Entre as propostas insistidas pela Caixa está que os novos nomeados para as funções de caixas e tesoureiros, cerca de 750, renunciem o direito de irem à Justiça para terem quebra de caixa. "Os empregados não se sentem seguros com relação a um acordo com esses termos. Isso é inaceitável renunciar o direito de ir à Justiça", pontuou o representante da Fetrafi-MG na CEE, Lívio Santos.

Sérgio Amorim, representante da Federa-RJ na CEE, arrematou que, mais uma vez, a Caixa não trouxe o número total dos colegas que serão atingidos. "A proposta da Caixa é que o movimento sindical abra mão de uma série de expectativas de direitos alcançados com sucesso na Justiça, sobre a 7ª e 8ª horas, para tesoureiros, e a 10/50 da garantia de pagamento desses valores no passado. Ou seja, é renunciar a isso tudo em função da nomeação de 750 empregados como caixas e tesoureiros. Isso não está certo", pontuou.

"Não vamos trocar 750 nomeações por perdas de direitos aos nossos colegas", ressaltou o representante da Fetrafi-SC, Edson Heemann. "Quem criou esse passivo 10/50 e, na mesma lógica, a quebra de caixa, 7ª e 8ª horas, historicamente, foi a empresa, não foram os trabalhadores nas mesas de negociações. Então, estamos aqui para resolver uma necessidade da Caixa. Mas não aceitamos a realização de um péssimo acordo", completou.

Diante do quadro, a representação dos empregados pediu uma pausa da reunião e, após o período, retornou com a contraproposta a seguir:

"tabela.jpg"

Próxima reunião

A Caixa disse que irá avaliar a contraproposta e nova reunião foi agendada para segunda-feira (25), às 16h.

"A Caixa não pode insistir em criar funções e forçar o pessoal a migrar, com risco de perda de direitos. Então, apresentar uma contraproposta foi a melhor saída", concluiu Chay Cândida, representante da Fetrafi-NE na CEE.

Fonte: Contraf/CUT

 




FENAE

Quer ler todas as publicações da FENAE?
Clique no botão abaixo e tenha acesso ao site oficial.