APCEF/SC

Eleição para a Diretoria da Apcef/SC será dia 4 de abril
Vote em sua unidade Caixa


Eleição para diretoria Apcef/SC
Inscrições para chapas permanecem abertas até 13 de março


Inscrições para o feriado de Páscoa
O prazo de inscrições vai de 18 até 25 de março.

Documentação
Associados por Região Edital de Convocação – Eleição 2019 Calendário Eleição 2019 APCEF SC –

Acompanhe nosso Calendário Esportivo 2018/2019
No dia 5 de janeiro começam os eventos esportivos da temporada 2019.

Três de março é dia de Folia na sede
Traga sua máscara e venha para o Carnaval na Apcef/SC

Formação em Palhaçaria será realizada na sede
A capacitação para associados da ONG, da Apcef e empregados Caixa será no dia 16 de março

Pousada Beach House
A Apcef/SC e a Pousada Beach House firmaram parceria onde associad@s terão desconto especial para hospedagem. Suíte para 3 pessoas com café da manhã roupas de cama fio egípcio. Quarto temático inspirado em varias praias do Mundo com decoração originais. Quartos com banheira e sem


Participe das aulas de hidroginástica e natação na Apcef
Há opções de aulas das 7h às 11h30 para crianças, jovens e adultos.

Venha se divertir nas aulas de hidro dança na sede
Amenize dentro da piscina o calor do fim de tarde


Equipes disputam primeiro torneio de Beach Tennis de 2019
No dia 19 de janeiro realizamos o primeiro torneio de Beach Tennis de 2019 da Apcef/SC. No dia de fevereiro tem mais!
FENAE

Festas em Pernambuco e Paraná celebram os 54 anos da Fenae
Neste fim de semana, o aniversário de 54 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) será celebrado no Sul e no Nordeste do país. Fundada em 29 de maio de 1971, a entidade representativa dos empregados da Caixa será homenageada com festas nas Apcefs do Paraná e de Pernambuco.
A Fenae segue sendo referência na defesa dos direitos dos trabalhadores do banco e na promoção do bem-estar da categoria. Celebrar seu aniversário nas associações estaduais reforça seu papel como entidade nacional e fortalece o movimento associativo e sindical dos empregados da Caixa.
Confira o que as Apcefs prepararam para os associados:
Paraná
No Paraná, a comemoração terá clima de festa alemã. No sábado (20/09), a partir das 19h, a sede social da Apcef/PR recebe a primeira edição do September Fest, que levará a Curitiba os ritmos e sabores da cultura germânica.
A abertura será com a banda Hochsollerleben, uma das mais animadas do Oktoberfest de Blumenau. O grupo promete um show vibrante, que mistura tradição alemã, música pop, batidas de DJ e instrumentos típicos.
O jantar típico alemão, preparado pelo chef Wandi, contará com eisbein (joelho de porco), bratwurst (salsicha) e spätzle (massa alemã), além de open bar de chope. O evento acontecerá no restaurante e no Ginásio 1 da associação e terá ainda o tradicional “Parabéns à Fenae” e entrega de brindes.
Pernambuco
Já em Pernambuco, a festa será em dose tripla. Também no sábado (20/09), a Apcef/PE comemora seus 108 anos, os 54 anos da Fenae e os 47 anos da Apcef Janga.
A celebração será na Apcef Janga, das 12h às 15h, com open bar, feijoada liberada e muita música. No palco, o pagode do NUWE, a energia contagiante do Furacão Dany Myler e o talento de Dum Borges.
O associado titular tem direito a um ingresso com acompanhante. Dependentes podem adquirir a entrada por R$ 100 (individual). Para facilitar o acesso, haverá ônibus com vagas limitadas saindo de diferentes pontos da cidade.

Empregados realizam Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa
As empregadas e os empregados da Caixa estão em campanha contra qualquer reajuste nos valores cobrados dos usuários do Saúde Caixa. E, para atender a essa e a demais reinvindicações já apresentadas pela representação dos trabalhadores, acontece, nesta quarta-feira (17), o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. A iniciativa também tem como objetivo pressionar o banco a apresentar uma proposta para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do plano de saúde.
As ações incluem atividades em agências bancárias da Caixa, reuniões com empregados, colagem de cartazes, além do adiamento da abertura das agências/departamentos. O movimento também orienta que sejam realizadas atividades semanais de aproximação com a base, para ouvir os trabalhadores e reforçar a importância da mobilização.
“O Saúde Caixa é uma conquista histórica coletiva e símbolo de proteção da nossa categoria. Por isso, a defesa do reajuste zero não é apenas uma pauta financeira, mas a garantia de que os trabalhadores continuarão tendo acesso à saúde de qualidade sem o peso de aumentos abusivos. Convidamos a todos os empregados e as empregadas Caixa para fazerem parte da mobilização por um plano de saúde protegido e fortalecido”, reforça o presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), Sergio Takemoto.
Pesquisa Fenae
A Fenae divulgou os primeiros resultados da pesquisa nacional sobre saúde física e mental dos empregados e empregadas da Caixa. Um dos recortes, o Saúde Caixa, traz dados fundamentais para o debate sobre sua preservação e fortalecimento. O levantamento foi realizado entre 27 de junho e 7 de julho de 2025, pela Acerte Pesquisa e Comunicação, e ouviu 3.820 respondentes da ativa e aposentados.
Diante dos resultados da pesquisa, a Fenae reforça sua defesa pelo reajuste zero nas mensalidades, já que os dados comprovam a importância do Saúde Caixa para os empregados. Atualmente, as mensalidades e pagamentos são o aspecto mais criticado, com 80% de reprovação, e qualquer aumento tende a agravar ainda mais a insatisfação.
O estudo mostra ainda que 92% utilizam o Saúde Caixa como principal plano de saúde. Mais da metade avalia o plano positivamente, com destaque para os aposentados (61%) e empregados lotados na Matriz (70%). Os serviços de atendimento de urgência (56% de aprovação) e liberação de exames (55%) figuram entre os pontos mais bem avaliados, demonstrando a relevância do plano para o cuidado com a saúde da categoria.
Além da defesa política, a pesquisa mostra a necessidade de melhorias nos canais de comunicação e na rede credenciada, que ainda apresentam alto índice de desconhecimento ou reprovação. Apenas cerca de 37% dos empregados da ativa avalia positivamente a rede credenciada. Já os canais de comunicação apresentam desempenho ainda mais frágil. O WhatsApp Saúde Caixa tem aprovação de apenas 30% e reprovação de 48%; o Fale Conosco registra 28% de avaliações positivas e o Chat Online é marcado pelo desconhecimento (41%), atingindo quase metade dos usuários, com só 17% de aprovação. Esses dados reforçam que custos, rede credenciada e comunicação concentram as principais insatisfações dos usuários.

Estão abertas as inscrições para mais de 320 cursos do ICL
Os associados das Apcefs já podem se inscrever para aproveitar os mais de 320 cursos disponibilizados pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL). A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) firmou uma nova parceria com a instituição, gerando mais uma oportunidade para os empregados e aposentados do banco investirem em desenvolvimento profissional e pessoal.
Para se inscrever, basta acessar a página exclusiva da parceria Fenae e Apcefs com o ICL: www.fenae.org.br/icl
Ao se inscrever, o interessado receberá um e-mail com o voucher e a orientação de uso. Fique atento: se for contemplado, terá um prazo limite de 15 dias para ativar o voucher.
Os vouchers não ativados serão redistribuídos com inscritos que não foram contemplados inicialmente. A distribuição de vouchers aos contemplados ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro
Em casos de dúvidas ou problemas de acesso, entrar em contato pelo e-mail relacionamento @fenae.or.br
As inscrições vão de 17 de setembro a 22 de outubro. A Fenae promoverá a distribuição de vagas rotativas. Ou seja, cada usuário terá três meses de acesso a todo conteúdo da plataforma ICL.
Os conteúdos do Instituto Conhecimento Liberta têm foco em três pilares do conhecimento: cultural, espiritual e profissional. Para saber mais sobre os perfis dos professores e outras informações, acesse https://icl.com.br/
Não esqueça: os cursos dão destinados, exclusivamente, aos associados da Apcefs. Se você ainda é associado, associe-se!

No Amazonas, aniversários da Fenae e da Apcef local são celebrados com festa temática
A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal no Amazonas (Apcef/AM) esteve em clima de festa no último sábado (13), em Manaus/capital, quando comemorou os 54 anos da Fenae e celebrou seus 71 anos de fundação. Ambas as datas marcam décadas de atuação em defesa da Caixa 100% pública e pelos direitos dos empregados e aposentados do banco, com iniciativas voltadas ao bem-estar, cultura, esporte, atividade social e integração.
No evento, a Fenae foi representada por seu diretor da região Norte, Paulo Roberto da Costa – o Paulinho, que também é diretor de Eventos Sociais e Culturais da associação amazonense. O ato comemorativo dos dois aniversários reuniu ainda associados, familiares e convidados, além de representantes de entidades parceiras.
Denominada de “Apcef Disco”, tendo como referência um ambiente retrô ao som dos grandes sucessos dos anos 60/70/80/90, a festa temática amazonense contou com a participação da banda Firewall, cujo vocalista – Rodrigo Reynolds – é empregado da Caixa e associado da Apcef/AM.
O DJ Fernando Araújo proporcionou um show à parte. Diante da animação dos presentes, a “Apcef Disco” rolou das 20h às 2h de madrugada e foi baseada em muita dança, alegria e desenvoltura. O salão recebeu decoração especial, mas foram servidas ainda bebidas e coquetéis variados.
Durante a comemoração em dose dupla, dirigentes destacaram a importância da Fenae na defesa dos direitos dos empregados e da Caixa como patrimônio público. Ao participar do ato de abertura, como representante da Federação, Paulinho fez uma saudação aos associados presentes, ao mesmo tempo que agradeceu à diretoria da Fenae e ao presidente Sergio Takemoto, numa deferência em especial, pelo apoio para o sucesso do evento festivo.
Em seu discurso, o diretor da região Norte da Fenae falou sobre o que foi feito durante o ano corrente pelas entidades associativas, e forneceu em seguida informações a respeito da mobilização em defesa da Caixa pública e social, Saúde Caixa (reivindicação por reajuste zero) e luta por aumento salarial dos bancários em 2025. As realizações da Fenae neste ano, com o apoio das Apcefs, também foram ressaltadas por Paulinho, a exemplo do Talentos, Jogos Regionais do Centro-Oeste e Norte, Jogos Fenae + e Corrida Fenae do Pessoal da Caixa pela associação amazonense.
“Parabéns à Fenae pelos seus 54 anos. Nossa Federação, resultado da organização e mobilização autônoma dos trabalhadores do maior banco público, tem o papel de articular todas as demandas das Apcefs e de todos os colegas Brasil afora. São cinco décadas e quatro anos de muita história e de muita luta, na defesa da Caixa pública e social, unindo forças coletivamente para defender direitos e melhores condições de trabalho”, declarou Paulo Roberto da Costa.
FENAE
Quer ler todas as publicações da FENAE?
Clique no botão abaixo e tenha acesso ao site oficial.