Apcef/SC prepara livro para celebrar 60 anos de história, em 2020

É chegado o momento de voltar aos papeis amarelados, às fotos em preto e branco e aos arquivos há muito tempo guardados em gavetas e armários da Associação. Prestes a completar seis décadas de fundação, a Apcef/SC vai eternizar momentos nas páginas de um livro com histórias contadas por seus associados (veja abaixo como participar).

Uma obra para revisitar a reunião ocorrida às 18h10 de 2 de maio de 1960, no prédio nº 60 da Rua Conselheiro Mafra, e que criou a AssociaApcef/SC prepara livro para celebrar 60 anos de história, em 2020ção do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Santa Catarina. Como era a sala? Quem eram essas pessoas? Qual era o cenário de Florianópolis? Que fatores econômicos determinaram aquela união de forças em prol de uma classe?

Ao responder a essas questões, a narrativa passará pelos principais momentos, a partir de documentos, imagens, vídeos e relatos de personagens que fizeram da Apcef/SC referência em infraestrutura, conforto e um braço forte de apoio social, educacional e esportivo.

De acordo com o diretor-presidente da entidade, Marco Antonio Zanardi, o livro tem por objetivo celebrar a data junto aos associados de antes e de agora. “A narrativa vai ser construída a partir de lembranças, histórias, curiosidades, fatos marcantes ou inusitados, testemunhados por quem tem a Apcef/SC como refúgio recreativo para sua família”, disse Zanardi.

E para a realização desse trabalho, a diretoria convida todos associados para contribuírem com seus arquivos pessoais, contando histórias vivenciadas ao longo da relação com a Apcef/SC. Além de receber o livro, quem colaborar terá o nome gravado nas páginas da obra.

Responsável pela produção do livro, o jornalista Marcone Tavella, da Editora Construtores de Memórias, explica que quanto mais detalhes os associados puderem fornecer, melhor será o aproveitamento no livro. “Toda ajuda será muito bem-vinda para o trabalho, mas a dica que dou é que o associado faça um relato da lembrança como se estivesse contando a um amigo que não conhece a Apcef/SC, descrevendo características do lugar onde se desenrola os acontecimentos”, orientou.

De acordo com as demandas de cada etapa de produção e conforme cronograma estabelecido entre a diretoria da Apcef/SC e a empresa contratada para a elaboração do livro, a data limite para envio de qualquer material para compor a obra será o dia 30 de novembro.

Como ter meu nome no livro dos 60 anos da Apcef/SC?

Para participar, o interessado deve enviar o e-mail para livro60anos@apcefsc.org.br, com fotos, vídeos ou áudios anexados e as respostas do questionário abaixo:

1) Nome Completo

2) Endereço (com CEP)

3) Telefone fixo ou Whatsapp

4) Local de trabalho

5) Ocupação / Função / Cargo

6) Como e quando começou a sua relação com a Apcef-SC e qual a importância da entidade para você e sua família?

8) Conte-nos a sua história pra gente.