Blog

Notícias do

BLOG

Jogos fenae +

🏅 Atletas de Santa Catarina se destacam na segunda edição dos Jogos Fenae+ 2025 conquistando o terceiro lugar na classificação geral. O evento aconteceu na sede da APCEF/MA, em São Luís, reunindo delegações de todo o país. A participação da

Abertura da temporada de verão 2025

🌞 Venha celebrar a Abertura da Temporada de Verão e a Magia do Natal! No dia 13 de dezembro de 2025, a partir das 14h, acontece a Abertura da Temporada 2025/2026, na Sede Balneária de Jurerê, com uma programação especial

2ª edição do Festival de Futebol Infantil

⚽ Vem aí a 2ª edição do Festival de Futebol Infantil da APCEF/SC! A diversão já tem data e horário marcados! No dia 13 de dezembro, das 10h às 12h, a APCEF/SC abre os gramados da Sede Balneária de Jurerê

Sunset

A APCEF/SC realizou, no último sábado, mais uma edição do Sunset, na Sede Balneária de Jurerê. O evento reuniu associados, dependentes e convidados em um fim de tarde marcado por convivência, entretenimento e integração. A programação contou com DJ, apresentação

Últimas Notícias

APCEF/SC Jurerê

Últimas Notícias

FENAE

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, participou nesta segunda-feira (1º) de mais um ato de lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), durante encontro regional realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital paulista. O evento, que contou ainda com a presença de outros dirigentes da Fenae, reuniu parlamentares, participantes e assistidos de fundos de pensão, dirigentes de entidades representativas e especialistas do setor. 

No encontro, agendado por solicitação do deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT), Sergio Takemoto enalteceu o fato do ato da Alesp ser o quarto já ocorrido pelo país até agora, o que demonstra “estarmos chegando em vários locais”. “A iniciativa paulista contribui para mudar cultura e para fazer educação previdenciária, mirando ao mesmo tempo a defesa do sistema de previdência complementar contra os ataques e a necessidade de expandi-lo para todos os trabalhadores”, observou. Segundo ele, os recursos dos fundos de pensão pertencem aos participantes e não às patrocinadoras, como muitos acreditam de maneira equivocada. 

O presidente da Fenae também destacou que a Frente Parlamentar Mista representa uma medida de proteção de um setor que administra hoje mais de R$ 1,3 trilhão em ativos e protege o futuro de mais de 8 milhões de brasileiros. E concluiu: “A criação desse instrumento institucional é fundamental para ajudar a ampliar o entendimento sobre os fundos de pensão, o direito dos participantes e assistidos, garantir aposentadorias dignas e manter o papel social e estratégico da previdência complementar fechada para o desenvolvimento sustentável do Brasil”.  

O presidente da Funcef, Ricardo Pontes, destacou a importância da etapa paulista da Frente Parlamentar Mista e desafiou todos os presentes a fazerem um esforço de articulação, para que essa proposta chegue ao Nordeste e a outras regiões. “Precisamos atuar na defesa do modelo de poupança previdenciária de longo prazo, para ajudar o Brasil a gerar emprego e renda e a se desenvolver”, disse. 

Para Marcel Barros, presidente da Anapar, é preciso reforçar a luta contra projetos de lei que tentam restringir a participação dos trabalhadores na gestão das entidades fechadas de previdência complementar. Na ocasião, Marcel manifestou apoio à iniciativa da deputada Erika Kokay (PT/DF) de criar um conselho consultivo para ampliar a participação social. Erika, no âmbito do Legislativo Federal, é autora da proposta de criação da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.  

Durante o encontro na Alesp, o ex-ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, reforçou a importância de a Frente atuar como espaço permanente de articulação política. Ele defendeu que o setor tenha status de interesse nacional, acima das disputas ideológicas, para que a governança desses fundos seja fortalecida e haja ainda um maior incentivo a uma política de comunicação em favor de todos os participantes.

O encontro de São Paulo foi encerrado pelo deputado federal Tadeu Veneri (PT/PR), que também conduziu os trabalhos como presidente do colegiado, ao lado do deputado Marcolino, autor do pedido para a realização desse evento regional. Segundo Veneri, a Frente tem o papel de democratizar o debate e que deve mirar a perspectiva de um horizonte de longo prazo. O parlamentar paranaense defendeu responsabilidade compartilhada na gestão das entidades fechadas de previdência complementar, “com olhar voltado aos trabalhadores e não apenas ao setor empresarial ou patronal”. 

Compareceram ao lançamento da Frente Parlamentar Mista na Alesp, o vice-presidente da Fenae, Cardoso; o diretor de Saúde e Previdência da Fenae, Leonardo Quadros; o diretor de Benefícios da Funcef, Jair Pedro Ferreira; o gerente de Relacionamento e Benefícios da Funcef, Dionísio Reis; a conselheira fiscal suplente, Tamara Siqueira; e as dirigentes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiza Hansen e Dinilza Nascimento. 

"DSC01564

O encontro regional na Alesp reforçou ainda a necessidade de ampliar a participação ativa dos trabalhadores nas decisões estratégicas dos fundos de pensão, com representação qualificada dos conselhos deliberativo e fiscal, além de acesso pleno às informações. 

Frente Parlamentar Mista 

A iniciativa do debate paulista ocorre em sintonia com o lançamento nacional da Frente Parlamentar Mista, criada pelo requerimento 2.842/2025, de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT/DF). O objetivo é consolidar um colegiado suprapartidário dedicado ao fortalecimento do sistema de previdência complementar fechada no país. No Congresso Nacional, o deputado Tadeu Veneri (PT/PR) preside os trabalhos da Frente. 

São quatro os encontros regionais realizados até agora Brasil afora. Ocorreram o de Brasília, o de Belo Horizonte, o de Curitiba e, agora, o de São Paulo. A Frente Parlamentar Mista tem a missão de consolidar diretrizes, articular propostas legislativas e promover um ambiente de diálogo permanente sobre governança, segurança jurídica e proteção dos direitos previdenciários de participantes e assistidos. 



Na semana em que a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) realizou um dos maiores eventos esportivos destinados a bancários e aposentados com mais de 55 anos, os Jogos Fenae +, a imprensa divulgou um artigo do presidente da Fenae, Sergio Takemoto, sobre longevidade e expectativa de vida da população brasileira. 

No artigo publicado na Revista Carta Capital na sexta-feira (29), o presidente da entidade defende que a longevidade vai além da quantidade de aniversários, pois significa vivenciar uma vida longa com qualidade, priorizando não apenas os anos vividos, mas também, e principalmente, a saúde física, mental e o bem-estar.

Com o título “Longevidade deve estar aliada a uma vida saudável”, o artigo traz ainda dados de um levantamento de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra que a expectativa de vida no país chegou a 76,4 anos, superando o patamar pré-pandemia da Covid-19. É informado que, “na prática, uma pessoa nascida no Brasil naquele ano tinha expectativa de viver, em média, até os 76,4 anos – um acréscimo de 11,3 meses em relação ao ano anterior. Para os homens, o aumento foi de 12,4 meses, passando de 72,1 para 73,1 anos. Enquanto isso, as mulheres tiveram ganho de cerca de 10,5 meses, com avanço de 78,8 para 79,7 anos”.

Takemoto reforça o comprometimento da Fenae com o envelhecimento dos empregados da Caixa. Segundo ele, por isso, a entidade vem adotando, ao longo dos anos, ações que promovem a qualidade de vida e incentivam a prática esportiva entre empregados e aposentados da Caixa de todo o país. Entre essas iniciativas, o presidente da Fenae cita o programa Meu Ideal e a criação dos Jogos Fenae+, eventos que miram o fortalecimento de vínculos e fomentam estilos de vida mais saudáveis.

 Leia o artigo completo na Revista Carta Capital
 



A Apcef/PR conquistou o título geral da segunda edição dos Jogos Fenae+, realizados entre os dias 26 e 29 de novembro, na Apcef/MA, em São Luís. A delegação paranaense garantiu a colocação ao somar o maior número de pontos nas diversas modalidades disputadas ao longo do evento, que reuniu atletas de 27 Apcefs de todas as regiões do país.

Na classificação geral, a Apcef/DF ficou com a segunda colocação, seguida pela Apcef/SC, que encerrou a competição em terceiro lugar. “A edição 2025 dos Jogos Fenae+ foi marcada por alto nível técnico, espírito esportivo e forte integração entre os participantes”, comentou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Para o presidente da Apcef/PR, Jesse Krieger, o resultado reflete o trabalho contínuo desenvolvido na entidade e o investimento na valorização do esporte como ferramenta de bem-estar.

"apcefprcampeadentro.png"

“A conquista é fruto de uma gestão que leva o esporte a sério e acredita no seu papel estratégico para a qualidade de vida dos associados. Os investimentos realizados se traduziram em alto desempenho e excelentes resultados, mas, acima de tudo, o mais importante é ver nossos associados ativos, participando e convivendo. Isso é o que realmente faz a diferença”, destacou. 

Jesse também destacou o empenho coletivo da delegação campeã. “Quero parabenizar nossos atletas, treinadores e toda a equipe que compôs a delegação do Paraná. O comprometimento e o espírito de equipe foram fundamentais para essa conquista.”

Anfitriã do evento, a Apcef/MA foi amplamente elogiada pela estrutura, organização e acolhimento das delegações. Para a presidente da Apcef/MA e diretora de Impacto Social da Fenae, Giselle Menezes, sediar os Jogos Fenae+ foi um momento marcante. “Foi emocionante ver o Brasil inteiro reunido aqui, celebrando o esporte, a vida, as amizades e a integração. Foram quatro dias intensos, de muita energia e alegria. Estamos muito felizes por termos proporcionado um evento tão bonito e significativo para todos os participantes”, disse. 

"apcefprcampeadentrogiselle.png"

O diretor de Administração e Finanças da Fenae, Marcos Saraiva, também ressaltou o papel dos Jogos como política permanente da entidade. “Os Jogos Fenae+ reafirmam o compromisso da Fenae com a promoção da saúde, do esporte e da integração entre os empregados da Caixa. Mais do que competição, o evento fortalece vínculos, estimula hábitos saudáveis e valoriza o convívio social”, comentou Marcão. 

Para Takemoto, a segunda edição dos Jogos reforça o papel do esporte como instrumento de integração, saúde e valorização dos empregados da Caixa, consolidando o evento como um dos mais importantes projetos esportivos promovidos pela Fenae.

“Os Jogos Fenae+ mostram, na prática, que investir em esporte é investir em qualidade de vida, pertencimento e bem-estar. A cada edição, o evento cresce em organização e significado. Parabenizo todas as Apcefs, atletas e a Apcef/MA pela realização exemplar”, finalizou o presidente da Fenae. 
 



Para investir na carreira, preparando-se em cursos de certificações bancárias gratuitos, o empregado da Caixa associado deve ficar ligado na programação de dezembro do tira-dúvidas da Rede do Conhecimento, plataforma de educação a distância da Fenae e das Apcefs. As aulas ao vivo já começam na quarta-feira da próxima semana, dia 3 de dezembro, com o conteúdo da CPA10. 

O aluno deve acessar o site www.fenae.org.br/tiraduvidas e aproveitar mais esta oportunidade. Os encontros são semanais, sempre nas quartas-feiras, das 19h30 às 21h30. Confira a agenda de dezembro: CPA10 (dia 3), CPA20 e CEA (dia 10) e Aulão (dia 17). 

As provas de certificação bancária da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) foram criadas para garantir a qualificação dos profissionais que atuam em bancos, atestando conhecimento sobre as regras e a legislação dos investimentos. Essas certificações são uma exigência do Banco Central. 

A condição de acesso aos cursos tira-dúvidas é o empregado da Caixa e seus dependentes serem associados a uma das 27 Apcefs do país. Quem deseja assim proceder, deve-se associar-se de forma on-line. Basta, para isso, acessar www.fenae.org.br/associacao.  

Se houver dificuldade para acompanhar as aulas ao vivo, o empregado associado encontra na Rede do Conhecimento algum conteúdo gravado, por meio do site www.fenae.org.br/rededoconhecimento. Siga o passo: acesse o menu “Ao Vivo”, clique em Aulas e depois em tira-dúvidas.