Blog

Notícias do

BLOG

TORNEIO ANUAL DE FUTEBOL 2024

É hora de calçar as chuteiras, e se preparar para o torneio anual de Futebol Suíço 2024 na APCEFSC. A contagem regressiva começou e o clima de entusiasmo está presente.  É hora de se preparar para o torneio anual de

ARENA FENAE TORNEIO DAMAS

VEM AÍ OS TORNEIOS DE DAMAS E DOMINÓ NA ARENA JOGOS CLÁSSICOS DA FENAE Disputas começam no dia 3 de maio, como parte das comemorações do aniversário da Fenae Atenção pessoal que não perde as disputas na Arena Jogos Clássicos

Campanha SOS RS

Campanha Solidária SOS Rio Grande do Sul A ONG Moradia e Cidadania juntamente com a APCEFSC promovem a campanha para arrecadação dos itens prioritários. Deixe aqui a sua doação para as vítimas que foram assoladas pelas fortes chuvas, ocorridas nas

Torneio Beach Tennis Masculino 2024

No último sábado, dia 4 de maio, a quadra de areia da APCEF/SC foi palco do torneio de Beach Tennis Masculino. O evento intitulado como “Rei da Praia” contou com a presença de 17 atletas.O dia amanheceu com um clima

Aniversário 64 anos da Apcef e 53 anos da Fenae

No último sábado, dia 04 de maio, ocorreu a celebração dos 64 anos da APCEF/SC e 53 anos da Fenae, na Sede Balneária de Jurerê Marcelo Boeing, Presidente da APCEF/SC, abriu o evento dizendo que há muito o que comemorar,

FENAE REALIZA CAMPANHA SOS RIO GRANDE DO SUL

FENAE REALIZA CAMPANHA SOS RIO GRANDE DO SUL A Federação e a Apcef se unem para ajudar as milhares de pessoas desabrigadas no estado O Rio Grande do Sul foi atingido pelo maior temporal da história, que deixou um rastro

Novidades Arquitetônicas 2024

Aviso de Obras em Andamento na Sede Projetos Arquitetônicos 2024 Prezados Associados, A APCEF/SC comunica que mais dois projetos arquitetônicos estão sendo executados. As obras incluem a reforma das churrasqueiras que ficam próximas à saída da praia e a construção

Últimas Notícias

APCEF/SC Jurerê

Últimas Notícias

FENAE

Uma manobra da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) em 2017 continua prejudicando os participantes. Naquele ano, a Fundação reduziu a meta atuarial de 5,5% para 4,5%, mesmo com os planos de benefícios atingindo rentabilidade. Essa redução, interpretada como uma estratégia para facilitar o cumprimento da meta com mais comodidade para a diretoria.

O preço do comodismo é pago pelos participantes. Essa medida custou cerca de R$ 6,5 bilhões de reais em reservas a serem compensadas apenas no plano Saldado. Valor que custou muito aos participantes, especialmente em época de equacionamento. No REG/Replan Saldado e Não Saldado, o valor foi praticamente equivalente ao deficit acumulado nos dois planos até setembro (R$ 6,6 bilhões) de 2018. Caso não houvesse ajuste na meta atuarial, o déficit poderia ter sido zerado ou mantido em valores.

Aos participantes do Reg Replan Saldado e Não Saldado, a diminuição da taxa significou um aumento do déficit, impactando ainda mais o equacionamento. Os participantes da ativa do Novo Plano e REB também sofrem as consequências, pois estão pagando um “equacionamento vitalício” com a redução da taxa. Como são planos de contribuição variável, qualquer redução na projeção de valorização das cotas de cada participante resulta no cálculo de um benefício menor. O impacto da redução da taxa no benefício projetado foi de cerca de 10,9% na renda mensal vitalícia, em comparação com os valores calculados antes da redução. O prejuízo pode ser um pouco maior para mulheres e para os mais jovens. 

Em todos estes casos, os participantes custearam sozinhos a aplicação da medida prudencial, através do impacto em seus benefícios, e sem qualquer contrapartida da patrocinadora. À época o presidente da Funcef era Carlos Vieira, atual presidente da Caixa. 

Reverter essa decisão equivocada adotando uma taxa de juros da meta atuarial mais adequada é um dos caminhos apontados pelo Grupo de Trabalho (GT) entre Fenae, Contraf/CUT (leia aqui) e a Anapar para minimizar o equacionamento do Reg/Replan Saldado.

“Temos conhecimento que a Funcef e Caixa vão apresentar a proposta para reduzir o impacto do equacionamento. No entanto, é fundamental ressaltar que não iremos aceitar qualquer proposta que viole os direitos dos participantes ou que não inclua um aumento na taxa de juros da meta atuarial. O erro cometido em 2017, que resultou em um aumento do déficit e prejudicou todos os participantes, não apenas aqueles que estão pagando o equacionamento, mas também os do REB e do Novo Plano, precisa ser corrigido. A solução para o equacionamento não pode ser às custas de mais prejuízo aos participantes”, destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto. 

Leonardo Quadros, diretor de Saúde e Previdência da Fenae, argumenta que a taxa de juros da meta atuarial praticada pela Funcef está significativamente abaixo da taxa de retorno dos investimentos. “Para se ter uma ideia, mais de 90% dos ativos do Novo Plano e do REB estão aplicados em títulos públicos marcados na curva, que pagam mais de 1% acima da meta. No caso do Saldado, o percentual supera os 55%. Ou seja, parte significativa dos ativos dos planos já supera a taxa de juros da meta. Além disso, a Portaria 308/2024 da Previc estabelece um parâmetro de 4,74% para a taxa de juros da meta, permitindo um limite superior de 5,14% para planos com a mesma duration do Saldado, o que está acima dos 4,5% praticados atualmente pela Funcef. Então por que manter a atual situação dos planos, prejudicando o benefício dos participantes?”, questiona.

Além disso, Leonardo observa que, no Novo Plano e no REB, a redução da meta atuarial beneficia a patrocinadora em caso de superávit do plano, uma vez que, pela legislação, a patrocinadora não participa dos prejuízos decorrentes da redução, mas se beneficia dos resultados superavitários.
 



Os relatórios das ações coletivas de natureza tributária e de paridade, propostas pelas Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), estão agora disponíveis. Nesta última atualização, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) compilou os relatórios referentes ao mês de maio.

No relatório das ações tributárias, destaca-se uma informação importante: enquanto o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) não decidir sobre a legalidade da dedutibilidade das contribuições extraordinárias no imposto de renda, todos os processos judiciais em curso no país, incluindo as ações coletivas das Apcefs, estão suspensos.

As ações tributárias têm como objetivo excluir as contribuições extraordinárias do cálculo do Imposto de Renda nos planos REG/Replan Saldado e Não Saldado. Além disso, buscam a dedução dessas parcelas no ajuste anual, sem o limite de 12%, e a devolução do valor retido indevidamente.

O relatório também aborda a atualização das ações coletivas com objetivo de restaurar a paridade entre os participantes e a instituição patrocinadora no equacionamento do Reg/Replan Não Saldado. 
 



Uma cerimônia no formato dois em um. Assim, de modo muito particular, a Apcef/SE realiza neste sábado (11), em Aracaju/capital, a comemoração do aniversário de 53 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), tão logo seja concluída a posse da nova diretoria da associação sergipana (gestão 2024/2028), eleita agora em abril. 

No evento, a Fenae será representada pela diretora de Políticas Sociais, Rachel de Araújo Weber, e ainda pela conselheira fiscal Maria Adelaide dos Santos.

O ato único será prestigiado por empregadas e empregados da Caixa associadas/associados. Ao promover atividade em homenagem à cinquentona Fenae, a associação sergipana expressa um reconhecimento público à atuação da entidade nacional, sempre em defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores do banco público. 

Após a posse dos diretores eleitos da Apcef/SE, depois de participarem do pleito pela chapa “Juntos por Você”, haverá um coquetel animado por uma banda local, seguido de ato para celebrar a trajetória de pouco mais de meio século da Fenae. 

No mesmo evento, inicialmente, estava prevista a realização do tradicional “Forró da Apcef”, mas essa programação teve de ser adiada para outra data, devido às chuvas que castigam Aracaju nessa época do ano.  

Apcef/SE apresenta nova diretoria 

Nos próximos quatro anos, a Apcef/SE será conduzida por José Weider Almeida Moreira, escolhido para o cargo de presidente da entidade. Finda-se, com isso, o mandato de seis anos da gestão de Diogo Melo, durante a qual a associação dobrou o número de associados, passando de 381 para 780 no período. Tudo decorrente de um processo de renovação no comando político-administrativo da entidade, levado adiante, sobretudo, nos últimos seis anos. 

Vencedora do processo eleitoral, a chapa “Juntos por Você” recebeu 329 votos válidos, o que corresponde a 97,05% do total de votantes. As eleições na associação sergipana contaram com 44,49% de participação dos associados. 
 



Neste domingo (12), o Brasil comemora o Dia das Mães. As Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) não vão ficar de fora das homenagens e prepararam uma programação especial para mamães e filhos se divertirem.  

Em algumas associações, a comemoração já começa neste sábado (11) e como mãe merece ser homenageada todo dia, tem Apcef que deixou para depois o evento comemorativo.

Confira quando e o que vai acontecer na Apcef do seu estado!

Sábado (11 de maio)

Apcef/AM

As mães serão homenageadas com uma manhã divertida, bate-papo, café da manhã, sorteio de brindes e um momento de relaxamento com reflexologia, a partir das 7h30.

Apcef/PI

Vai ter apresentação da banda Amuleto, jantar e sorteio de brindes. Para quem é associado (a), a entrada é gratuita com direito a um acompanhante.

Apcef/PR

As mães serão homenageadas com um jantar dançante, no sábado (11), a partir das 20h, no restaurante da sede social.

Domingo (12 de maio)

ApcefAL

Apcef/AL preparou uma programação especial e mimos para homenagear suas associadas, a partir das 11h, com animação do cantor Milton Peixe.

Apcef/ES

As mães serão homenageadas no com almoço à la carte e música ao vivo, na sede da associação, a partir das 11h.

Apcef/MA

A partir das 9h, aproveite a comemoração para as mães associadas e seus familiares. Música ao vivo, brindes, sorteios, feirinha e um buffet especial.

Apcef/PA

O Dia das Mães também será comemorado com música, a partir das 12h. O cantor Emilio Gomes abre a programação no Salão Laranja, seguido pela Banda Quero+ no Boulevard Central.

Apcef/PB

Terá um dia especial para todas as mamães: música ao vivo, cabeleireira, manicure, massagista, designer de sobrancelha, sorteio de brindes e muito mais. Começa às 10h.

Apcef/PE

O evento será na Apcef Janga, com café da manhã especial, música, bingo, recreação infantil e muito mais. Quem comanda animação é Júnior MPB.

Apcef/RJ

A comemoração será regada com feijoada e música ao vivo, a partir das 12h. A sede campestre funcionará a partir das 8h, e os associados poderão curtir as piscinas, a cachoeira e outros atrativos.

Apcef/RN

A cantora Heli Medeiros será a atração musical no Dia das Mães. O clube da sede campestre estará aberto das 9 às 16h. A programação musical começa às 12h30.

Apcef/SE

Das 10 às 14h, na sede social da associação. Confira: sessão de maquiagem e cuidados com a pele, massagem relaxante, show musical com Alê Ferraz e animação DJ Shak, além de brindes especiais para as primeiras 150 mães associadas.

Apcef/SP

Que tal comemorar o Dia das Mães no clube da Apcef/SP? Vai  ter música ao vivo e cardápio especial no restaurante e brinde para as associadas.

Veja mais!

Apcef/DF

O Baile Chic está de volta e a atração musical será o grupo Pholhas- 55 anos. Anota na agenda: 18 de maio, a partir das 20h, no salão social.

Apcef/MG

Celebre o mês das mães no Happy Hour da Apcef/MG. No dia 23 de maio, na sede social BH, das 19h às 22h30. O som será ficará por conta da Banda Walkman.