APCEF/SC

Soulvenir
A Apcef/SC e a loja Souvenir firmaram uma parceria a qual associados Apcef/SC, bem como seus dependentes possuem desconto de 15%, para pagamentos à vista e promoções temporais será acumulativo, mediante apresentação de um documento que comprove seu vínculo com a associação carteirinha de associado ou declaração atualizada. A

Campeonato da Primavera tem período de inscrições prorrogado
Atleta, você pode se inscrever até o dia 20 de outubro!

Participe das aulas de gastronomia e surpreenda seus convidados no Natal e Réveillon
Você pode escolher quantas aulas quiser!

Restaurante Lagoa Azul
A Apcef/SC e o Restaurante Lagoa Azul firmaram uma parceria a qual associados Apcef/SC e seus dependentes, possuem desconto de 10%, e cardápio com valores especiais para grupos, o desconto será concedido mediante apresentação de um documento que comprove seu vínculo com a associação, carteirinha

Período de inscrições para hospedagem vai até o dia 3 de novembro
Jurerê está ao seu alcance, se inscreva!


Fomente a Cultura, participe do MCPC
Se você já é cadastrado já pode resgatar produtos culturais para apoiadores do projeto

Pet Star
A Apcef/SC e Pet Star firmaram uma parceria a qual associados possuem 15% de desconto para creche (passar o dia) e hospedagem (passar a noite) para seus animais de estimação, apresentando a carteirinha de associado ou declaração atualizada mais um documento com foto. Endereço: Av.

Delegação de Santa Catarina brilha nos Jogos do Sul
Evento preparatório para os Jogos Nacionais aconteceu entre 7 e 9 de setembro em Bento Gonçalves -RS

Acompanhe a edição digital de O Catarina
Fique por dentro das novidades da Apcef-SC

Apcef-SC realizará encontro para discutir Saúde Caixa, Funcef e GDP
Representantes da Fenae trarão painéis sobre os temas que preocupam trabalhadores ativos e aposentados

Armazém de Arte Tânia Paupitz
A APCEF/SC e o Armazém de Arte Tania Paupitz firmaram uma parceria a qual associados e seus dependentes possuem uma condição diferenciada de 15% de desconto para Wokshop e aulas de pintura: O desconto será concedido mediante apresentação de um documento que comprove seu vínculo com a associação

Delegação Catarinense rumo aos Jogos do Sul
A delegação de Santa Catarina embarca para os Jogos do Sul nessa quarta-feira, 6 de setembro

Venha trilhar na Costa da Lagoa
Caminhada com meditação, almoço e volta de barco será no dia 16 de setembro A Costa da Lagoa, no Leste da Ilha é um lugar peculiar de Florianópolis. O acesso ao local é possível somente por trilhas e barco. E é por esse recanto tradicional

FENAE

Bancárias e bancários realizarão 27ª Conferência Nacional em agosto
Mais de 650 bancárias e bancários de todo o Brasil, que trabalham nos diversos bancos que atuam no país, vão realizar, de 22 a 24 de agosto, em São Paulo, sua 27ª Conferência Nacional, tendo como principal objetivo a definição das prioridades e o plano de lutas da categoria até o ano que vem. O evento é promovido pelo Comando Nacional dos Bancários.
Consulta Nacional
“Realizamos a Consulta Nacional à categoria, que contou com mais de 30 mil respondentes, e 11 conferências nas diferentes regiões do país. Na Conferência Nacional, vamos debater sobre os pontos que foram trazidos de nossas bases sindicais e sobre diversas questões do dia a dia de trabalho da categoria e da sociedade brasileira para definirmos as ações em defesa da categoria e da classe trabalhadora como um todo”, informou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional do Bancários.
“É um processo bastante democrático, do qual toda a categoria pode participar, apontando suas prioridades em questões, relacionadas à defesa do emprego bancário, à implementação de novas tecnologias nos bancos, ao adoecimento relacionado ao trabalho, ao preconceito e equidade, à melhoria dos salários e rendas complementares, enfim mais específicas da categoria”, explicou Juvandia. “Mas também outras que envolvem a classe trabalhadora em geral e a sociedade como um todo, ligadas ao orçamento familiar; isenção de imposto de renda e outras questões tributárias; jornada de trabalho; crédito pessoal; e igualdade de gênero”, completou.
Os resultados da Consulta Nacional serão divulgados durante a 27ª Conferência Nacional.
Diversidade
As delegações devem respeitar a cota de gênero mínima de 30%. Outra recomendação é para que haja, pelo menos, 10% de delegados, ou delegadas, com até 35 anos de idade.
Para garantir a participação de delegadas mães e delegados pais de crianças com até seis anos de idade, será disponibilizada uma “creche”, com espaço de recreação e cuidadores no local. Basta que, no momento da inscrição, seja informada a necessidade, para que a estrutura adequada para este serviço esteja preparada para recepcionar todas as crianças inscritas.
Conferências regionais
Das 11 conferências regionais, seis já foram realizadas com bancários do Rio de Janeiro (Federa-RJ), Santa Catarina (Fetrafi-SC), São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS); Minas Gerais (Fetrafi-MG), Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) e da Bahia e Sergipe (Feeb-BA/SE).
Os bancários do Nordeste (Fetrafi-NE) se reúnem de 1º a 3 de agosto, em Teresina (PI); do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES) em Itaperuna (RJ), no dia 2 de agosto; do Paraná (Fetec-PR) e do Centro-Norte (Fetec-CN), no dia 9 de agosto, ambas em formato remoto, por meio de plataforma de conferência eletrônica pela internet; e de São Paulo (Fetec-SP), na capital do estado, no dia 16 de agosto.
Neste ano, nas conferências regionais foram debatidos oito temas: Conjuntura nacional e internacional; os impactos de novas tecnologias e da IA no trabalho bancário; a regulação do sistema financeiro nacional; redução da jornada de trabalho sem redução salarial; terceirização e pejotização no setor bancário; formação; comunicação popular; e mobilização e organização dos trabalhadores.
“Os debates realizados nas conferências regionais, e também nos encontros de trabalhadores de cada um dos principais bancos, são importantes para direcionar as prioridades que serão definidas na Conferência Nacional. Sem elas, não seria possível realizarmos a conferência nacional em apenas dois dias, devido à diversidade de demandas e propostas de ação trazidas pelos trabalhadores do ramo”, observou a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Neiva Ribeiro, que divide a coordenação do Comando Nacional dos Bancários com a presidenta da Contraf-CUT.
Além das conferências regionais da categoria, são realizados encontros estaduais/regionais de trabalhadores de cada um dos bancos e os principais bancos do país também realizam encontros/congressos nacionais.
Fonte: Contraf-CUT

Apcef/MA comemora 54 anos da Fenae com música e espetáculo teatral
Foi em clima de alegria, com música e apresentação teatral, que a Associação do Pessoal da Caixa do Maranhão (Apcef/MA) comemorou os 54 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae). O evento foi realizado nesta segunda (28), feriado no estado, na sede social, em São Luís.
“É com muita alegria que comemoramos esses dois marcos importantes: o aniversário de 67 anos da Apcef e aniversário de 54 anos da Fenae. A Apcef nasceu da união dos empregados da Caixa e hoje é um espaço de convivência, que oferece lazer, esporte e cultura”, frisou a presidente da Apcef/MA e diretora de Impacto Social da Fenae, Giselle Menezes.
Sobre a Federação, Giselle enfatizou a sua atuação na defesa do banco público e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores. “Atua também na construção de um Brasil justo e solidário”, acrescentou.
A programação do evento começou pela manhã com torneio de peladeiros e prosseguiu à tarde com apresentação da banda Retro Hits e o Espetáculo de comédia “Pão com Ovo”. Houve também sorteio de brindes.

Brasil fora do Mapa da Fome: um passo histórico na luta pela segurança alimentar
O Brasil está, novamente, fora do Mapa da Fome. Depois de anos de retrocesso, o anúncio feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) nesta segunda-feira (28) marca um reencontro do país com sua vocação mais bonita: a de cuidar de gente.
De acordo com o Relatório Estado de Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (acesse aqui), no triênio 2022/23/24, o país recuperou ganhos em segurança nutricional e a taxa de subnutrição caiu para menos de 2,5% da população, abaixo do limite usado pelas Nações Unidas para considerar um país em situação de fome crônica. Essa conquista reflete a retomada de políticas públicas articuladas e eficazes no governo Lula.
O Brasil, pela segunda vez sob sua liderança, deixou essa marca histórica. Em 2014, a insegurança alimentar caiu drasticamente após mais de uma década de políticas públicas eficazes. No entanto, a partir de 2018, com o desmonte de programas sociais, o país retrocedeu e voltou ao Mapa da Fome.
O compromisso de Lula em 2003 foi renovado em seu discurso de posso em 2023. "Naquele momento [2003], afirmei que a missão de minha vida estaria cumprida quando cada brasileiro e brasileira pudesse fazer três refeições por dia. Ter de reafirmar esse compromisso hoje, diante do avanço da miséria e da volta da fome que já havíamos superado, é o mais grave reflexo da devastação que o país enfrentou nos últimos anos", afirmou Lula em seu discurso, destacando a urgência de reconstruir o país.
A resposta veio logo no primeiro ano de governo, com o lançamento do Plano Brasil Sem Fome, que organizou mais de 80 programas federais em torno de eixos de redução da pobreza, alimentação adequada e saudável, produção ao consumo e mobilização para o combate à Fome.
Sair do Mapa da Fome é uma conquista do governo Lula e de tantas organizações que, no dia a dia, seguem o exemplo e firmam este compromisso. E é aí que entra o trabalho da Fenae e Apcefs. Desde 2021, por meio dos editais de responsabilidade social realizados em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, a Federação tem contribuído para transformar o combate à fome por meio do eixo de segurança alimentar e inclusão produtiva.
Nos quatro editais realizados, 28 projetos foram implementados em todos os 27 estados, impactando diretamente 2.892 pessoas e, de forma indireta, quase 11 mil. São projetos como “Sementes Urbanas”, no Rio Grande do Norte e “Mãos que Transformam”, em Alagoas, que vão de hortas comunitárias à produção de pães artesanais, com iniciativas combinam alimentação saudável com geração de renda, promovendo autonomia e não apenas assistência pontual.
Os projetos estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco no ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 2 (fome zero e agricultura sustentável) e ODS 10 (redução das desigualdades). “Todos os indicadores dos editais se baseiam nos ODS. É assim que garantimos ações conectadas com compromissos globais e capazes de transformar realidades”, afirma Sergio Takemoto, presidente da Fenae.
Os resultados são concretos. Projetos realizados no Piauí e de Goiás conseguiram reduzir significativamente os níveis de desnutrição infantil. Além de melhorar a alimentação, os projetos permitem que famílias vendam o excedente da produção, gerando renda e fortalecendo a autoestima.
Outro dado relevante é que 90% dos projetos são liderados por mulheres. Essas ações permitem que elas deixem o ciclo de insegurança alimentar, que possam levar alimentação e renda para casa com dignidade. A renda gerada devolve autonomia e a mulher passa a ter escolha sobre o que comprar, o que oferecer para seus filhos, o que colocar na mesa.
Para o presidente da Fenae, sair do Mapa da Fome é uma vitória a ser comemorada, mas reforça que o trabalho continua. “O prato está na mesa dos brasileiros outra vez. E a Fenae segue firme para garantir que continue assim. A lógica que sustenta nossas iniciativas é construir autonomia e cidadania a partir do acesso à terra, da organização comunitária e do fortalecimento da agricultura familiar. Ou seja, não se trata apenas de combater a fome hoje, mas de impedir que ela volte amanhã. Seguiremos avançando para ajudar a garantir que o direito à alimentação adequada seja permanente”, afirma Takemoto.

Novo aulão do tira-dúvidas da Rede do Conhecimento explica como a “Super Quarta” pode impactar seu bolso
A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) realiza, nesta quarta-feira (30), mais uma edição do aulão de tira-dúvidas da Rede do Conhecimento. Desta vez, será sobre um tema atual e que afeta diretamente o bolso dos brasileiros: a “Super Quarta”. O encontro virtual vai explicar como a definição das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos influencia a inflação, o crédito, os investimentos e até o valor do dólar.
Considerado um dos dias mais importantes do calendário econômico, a “Super Quarta” marca as decisões simultâneas do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central do Brasil, e do Federal Reserve (Fed), dos Estados Unidos. Durante o aulão, os especialistas vão discutir como essas deliberações interferem no dia a dia de quem trabalha com finanças, mercado e atendimento bancário, além de quem está se preparando para as certificações da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
A atividade é gratuita e voltada aos empregados da Caixa que acessam a Rede do Conhecimento, plataforma de educação da Fenae. Para participar, o acesso é pelo site www.fenae.org.br/tiraduvidas. Os encontros são semanais, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30.
Calendário de agosto
A Fenae também divulgou os próximos temas do tira-dúvidas de agosto, que seguem com foco nas certificações exigidas pela Anbima. Veja abaixo o cronograma:
06/08: CPA-10
13/08: CPA-20
20/08: CEA
27/08: Aulão
FENAE
Quer ler todas as publicações da FENAE?
Clique no botão abaixo e tenha acesso ao site oficial.