Notícias

APCEF/SC

Confira a edição de O CATARINA

O Catarina edição março/2018 está disponível digitalmente para que você confira os principais destaques da associação entre os meses de dezembro e fevereiro. Nos últimos meses saudamos a chegada do verão, do ano-novo, realizamos mais um Carnaval e avançamos na implantação da nossa usina fotovoltaica.

Jornal da Apcef/SC: Você quer versão impressa ou digital?

Os tempos são outros. A vida está cada vez mais digital. Mudou a maneira como lemos livros, assistimos filmes, programamos eventos, fotografamos, enfim, como acessamos o mundo. O constante processo de digitalização traz ‘tudo’ para a palma da mão e, gradativamente reduz a necessidade de

Floripa Stand Up Paddle

Vamos passear por Floripa remando? A Apcef-SC firmou parceria com a Floripa Stand Up Paddle, o que garante desconto de 20% nos roteiros. A empresa oferece oito roteiros de passeios de SUP, dos quais apenas um necessita experiência com o esporte. Para participar dos demais

Notícias direto da

FENAE

Corrida da Fenae, em Caruaru, reúne mais de 3.500 atletas

O último domingo (2/11), foi marcado por muita animação entre os associados da sede da Apcef/PE, em Caruaru. Aproximadamente 3.500 pessoas, entre atletas profissionais, amadores e associados, participaram da etapa regional da Caixa Corridas Pelo Nordeste/Corrida Fenae, realizada em parceria com a Apcef do estado. O evento contou com percursos de 5 km e 10 km, atendendo tanto aos corredores iniciantes quanto àqueles que buscavam um desafio maior.

A largada aconteceu no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, conhecido por sediar o “Maior São João do Mundo”. De acordo com os organizadores corrida, a prova foi mais uma oportunidade de promover a saúde, o bem-estar e a integração entre as empregadas e os empregados da Caixa. Com isso, foi escolhido um espaço com trajetos adequados a diferentes níveis de preparo físico, proporcionando um momento de confraternização e incentivo à prática esportiva entre empregados da Caixa, associados e familiares.

Além de estimular hábitos saudáveis, a iniciativa reforça o compromisso da Fenae e das Apcefs com a qualidade de vida e a valorização dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal.




Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa

A Caixa divulgou nesta segunda-feira (3), o edital de convocação para a eleição dos representantes do Conselho de Usuários do Saúde Caixa (CUSC). O processo vai definir as chapas compostas por quatro membros titulares e seus respectivos suplentes, que representarão os empregados ativos e aposentados beneficiários do plano, para mandato nos próximos 3 anos.

As inscrições de candidatos poderão ser realizadas entre os dias 3 e 7 de novembro de 2025, mediante envio do formulário constante no regulamento para o e-mail: gesad11@caixa.gov.br. 

As chapas devem ser compostas por usuários do Saúde Caixa há pelo menos 1 ano, da ativa e aposentados, e é formada por 4 titulares e 4 suplentes. É necessário que haja ao menos 2 aposentados ou 2 empregados da ativa. Todo o processo seguirá as normas e prazos definidos no Regulamento e no Calendário Eleitoral, disponíveis no site: https://centralsaudecaixa.com.br/eleicao-conselho-de-usuarios/.

A votação ocorrerá em turno único, entre os dias 13 e 16 de janeiro de 2026, por meio do sistema eletrônico disponibilizado pela Caixa. A apuração dos votos será realizada imediatamente após o encerramento da votação, sob a condução da Comissão Eleitoral, e será considerada vencedora a chapa que obtiver o maior número de votos válidos.




Apcef/CE faz festa para celebrar 54 anos da história de lutas e conquistas da Fenae

A celebração dos 54 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) chegou ao Ceará na última sexta-feira (31), colorindo de muita animação a noite no Apcef/CE, em Fortaleza/capital. 

A festa comemorativa foi marcada por música, alegria e confraternização e teve três atrações musicais: a banda Forró Lançado, a lenda do movimento Jovem Guarda Renato e Seus Blue Caps (com hits de rock e os seus maiores sucessos) e a banda forrozeira Chapéu de Couro. 

No evento cearense, a Fenae foi representada por Marcos Saraiva (Marcão), diretor de Administração e Finanças da entidade representativa nacional. Marcão disse, na ocasião, que a Fenae está de portas abertas para todos os associados das Apcefs, pois dedica-se à prestação de serviço voltada ao esporte, lazer, cultura. “Ações como o Inspira, Talentos e Jogos da Fenae contribuem, decisivamente, para o bem-estar e para o desenvolvimento profissional dos empregados da Caixa associados”, destacou. 

Durante o ato da Apcef/CE, Marcos Saraiva lembrou que em breve vão ter os Jogos Fenae +, em São Luís (MA), agendado para o período de 26 a 29 de novembro. Falou também da importância da “vinculação a uma das 27 Apcefs do país, para, assim, fortalecer a luta dos empregados da Caixa, enfrentando desafios e conquistando mais direitos”.

"É com muita alegria que celebramos os 54 anos da Fenae, com quem temos uma parceria estratégica no fortalecimento das ações de cultura, esporte e lazer que realizamos na associação cearense para promover integração e bem-estar entre os empregados da Caixa", afirmou o presidente da Apcef/CE, Péricles Madeira. 

Ele também lembrou os 40 anos da greve das seis horas, marco de luta e conquistas para os trabalhadores do banco.  "É de extrema relevância recordar do histórico movimento pela jornada de seis horas. Essa paralisação, ocorrida em 30 de outubro de 1985, é uma referência de luta e consciência coletiva, que continua a inspirar nossa caminhada por mais direitos". 
 




Fenae apoia comissão de empregados da Corregedoria da Caixa em busca de encarreiramento

A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) manifestou apoio ao pleito apresentado por uma comissão de empregados da Corregedoria da Caixa (CORED), formada por assessores executivos que atuam na atividade correcional da empresa. O grupo solicita ainda que a Caixa analise e encaminhe o estudo técnico elaborado pela própria Corregedoria em 2023, que propõe a criação de uma carreira específica para a atividade, com função própria e estrutura de encarreiramento em níveis, a exemplo do modelo já existente na Auditoria do banco.

Segundo os empregados, a demanda é fruto de um processo que se arrasta há anos. A atividade de apuração disciplinar, originalmente exercida pela Auditoria, foi transferida para a Corregedoria em 2015, ano de sua criação. Para viabilizar a nova estrutura, a Caixa utilizou provisoriamente a função de assessor executivo, por entender que seria uma solução temporária até que a carreira correcional fosse devidamente estruturada. Apesar da expansão da CORED, do aumento de complexidade das atividades e da consolidação do trabalho, essa evolução ainda não ocorreu.

Desde então, a unidade passou de 16 empregados para mais de 200, ampliou sua rede para o território nacional, criou novas gerências, coordenações regionais e estrutura própria, tornando-se referência no Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SISCOR). 

A Corregedoria da Caixa consolidou-se como muito mais do que um órgão de apuração disciplinar. Hoje, sua atuação é estratégica, abrangendo prevenção, ações educacionais corporativas e recuperação de prejuízos, fortalecendo a integridade corporativa e a governança da empresa. Esse protagonismo é reconhecido nacionalmente: por suas iniciativas inovadoras, a Corregedoria tem sido premiada pela Controladoria-Geral da União (CGU) no concurso de “Boas Práticas Correcionais”, garantindo destaque à Caixa em quatro edições consecutivas — 2020, 2021, 2023 e, mais recentemente, 2025, conforme resultado divulgado no último dia 31 de outubro, reconhecimento alcançado por apenas uma outra instituição federal.

Esses reconhecimentos evidenciam que a área não apenas cumpre sua missão, mas eleva o padrão de excelência no Sistema de Correição do Poder Executivo Federal. A relevância do trabalho correcional foi reforçada ainda mais a partir de episódios de grande repercussão institucional no país, que consolidaram sua atuação como pilar da governança e da integridade corporativa, como foi o caso das denúncias de assédio moral e sexual na gestão Pedro Guimarães.

Apesar disso, os empregados afirmam que permanecem com a mesma estrutura provisória de função criada em 2015, sem carreira, níveis de progressão ou linha sucessória. Eles relatam que, por atuarem em uma estrutura que não pontua em processos seletivos internos, enfrentam barreiras de mobilidade na própria estatal, desestímulo profissional e insegurança quanto ao futuro na carreira. 

A comissão formada pelos assessores executivos é respaldada por um abaixo-assinado assinado pela maioria da categoria e foi formalizada em ata. O grupo busca dar visibilidade institucional ao tema e solicita que o estudo técnico elaborado pela Corregedoria, concluído e encaminhado à área de Pessoas em 2023, seja analisado e considerado no novo Plano de Funções Gratificadas (PFG) em construção pela Caixa.

A comissão destaca que não apresenta uma proposta própria e que não reivindica criação de cargos adicionais, mas sim a análise e eventual implementação do estudo técnico oficial já produzido pela Corregedoria, que prevê níveis estruturados de carreira e função específica para a atividade correcional. Segundo os empregados, trata-se de uma medida necessária para garantir reconhecimento, valorização e coerência com o nível de maturidade alcançado pela área, que compõe o Sistema de Integridade da Caixa ao lado de Auditoria, Risco e Ouvidoria.

“A Fenae reforça seu compromisso com a valorização dos trabalhadores e com o fortalecimento das áreas estratégicas da Caixa, ressaltando que o reconhecimento institucional do corpo técnico responsável pela integridade corporativa é fundamental para uma empresa pública forte, ética e comprometida com os interesses da sociedade e de seus empregados. Seguiremos acompanhando o tema, defendendo o diálogo entre as partes envolvidas e a transparência, especialmente em um momento estratégico de revisão do plano de funções da empresa”, garantiu o presidente da Federação, Sergio Takemoto.




FENAE

Quer ler todas as publicações da FENAE?
Clique no botão abaixo e tenha acesso ao site oficial.