Notícias

APCEF/SC

Inspira 2018

Saiba um pouco sobre o que rolou no Inspira 2018

Salão de Dança

A Apcef/SC firmou parceria com o Salão de Dança, a fim de juntos, valorizar o ensino e o bem-estar, os associados serão contemplados com 10% de desconto! Destacamos que o desconto de 10% é válido em todas nossas modalidades e pode ser usado em qualquer

Hotel Fazenda Dona Francisca

A Apcef/SC e o Hotel Fazenda Dona Francisca firmaram uma parceria a qual associados Apcef/SC, bem como seus dependentes possuem desconto de 10% nos serviços de hospedagem, casamentos e eventos corporativos e familiares. O desconto será concedido mediante apresentação de um documento que comprove seu vínculo

Coral Apcef/SC

Convidamos nossos associados que gostam de cantar a participar do Coral da Apcef/SC. As aulas tiveram início em março/2018. Os encontros são realizados na sede da Acacef – nossa parceira nesse projeto- na Rua Vidal Ramos 53, 11º andar, Centro, Florianópolis. Às quintas-feiras das 18h30

Restaurante Estação 261

A Apcef/SC e o Restaurante Estação 261 firmaram uma parceria a qual associados Apcef/SC possuem descontos. O restaurante proporcionará aos associados, bem como seus dependentes: Cartão Fidelidade, o 11º almoço é gratuito, mediante apresentação de um documento que comprove seu vínculo com a associação carteirinha

Dance Impar – Studio de Dança

A Apcef/SC firmou parceria com o Studio Dance Impar. Agora, nossos associados que desejarem fazer aulas de dança poderão praticar a atividade e receber 15% de desconto nas mensalidades e isenção na taxa de matrícula, mediante apresentação de um documento que comprove seu vínculo com a

Clube de Corrida Formacco

A APCEF/SC firmou parceria com o CLUBE DE CORRIDA FORMACCO  que disponibiliza vantagens para seus associados, que poderão usufruir de desconto à partir de 20%. A missão do Clube de Corrida Formacco é incentivar pessoas a viverem com mais qualidade de vida, por meio da

Euro Idiomas

A Apcef/SC e a Euro Idiomas,  firmaram uma parceria a qual associados Apcef/SC, bem como seus dependentes possuem desconto de 10% nos cursos oferecidos pela Euro, mediante apresentação de um documento que comprove seu vínculo com a associação carteirinha de associado ou declaração atualizada. Curso Localidade

Magrass Emagrecimento e Estética

A Apcef/SC e a clínica Magrass, firmaram uma parceria a qual associados Apcef/SC e seus dependentes possuem vantagens e descontos especiais: 20% de desconto nos tratamentos Avaliação personalizada gratuita + uma sessão presente A clínica Magrass possui diversos planos de tratamentos para mulheres e homens,

Galant Idiomas – Aulas particulares

A Apcef/SC e a Galant Idiomas,  firmaram uma parceria a qual associados Apcef/SC, bem como seus dependentes possuem desconto de 10% nas aulas de inglês,  mediante apresentação de um documento que comprove seu vínculo com a associação carteirinha de associado ou declaração atualizada.  

Lavanderia 5asec

A Apcef/SC e a Lavanderia 5asec,  firmaram uma parceria a qual associados Apcef/SC, bem como seus dependentes possuem desconto de 10% nos serviços de lavanderia e serviços de costura, (exceto para pacotes promocionais),  mediante apresentação de um documento que comprove seu vínculo com a associação carteirinha

Notícias direto da

FENAE

Manifestações em todo o país celebram os 165 anos da Caixa e defendem seu papel social

Empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal realizaram, em diversas cidades do país, manifestações em comemoração aos 165 anos do banco público, reafirmando o orgulho pela história da instituição e pela sua função social estratégica. Os atos também denunciaram os impactos do fechamento de agências, da redução do quadro de pessoal e das condições de trabalho impostas aos trabalhadores, além de cobrar o fortalecimento da Caixa como banco público a serviço da população.

“O aniversário da Caixa é um momento de celebração, mas também de reflexão e luta. Parabenizamos a Caixa e seus empregados e empregadas, que constroem diariamente a história desse banco fundamental para o Brasil. Defender a Caixa é defender políticas públicas, inclusão social e desenvolvimento”, afirma o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Felipe Pacheco.

Função social indispensável

No contexto das políticas públicas, a Caixa tem papel central no desenvolvimento econômico e social do país. É o principal agente operador de programas como Bolsa Família, auxílio gás, FGTS, abono salarial, Pé-de-Meia, Minha Casa, Minha Vida, Fies, além de atuar no fomento às atividades produtivas rurais, no microcrédito, no empreendedorismo, na gestão das Loterias, no acesso à moradia e na transferência de renda para milhões de brasileiros.

Em muitos municípios, especialmente nas regiões mais afastadas dos grandes centros, a Caixa é o único ponto de atendimento bancário, sendo essencial para a população que depende de serviços presenciais e não tem acesso à internet ou às plataformas digitais.

Fechamento de agências prejudica população e trabalhadores

Apesar de sua relevância social, a Caixa vem passando por um processo contínuo de fechamento de agências desde 2017, intensificado em 2024 e 2025, justamente em um período de retomada das políticas públicas sociais do governo federal, o que evidencia contradições na condução da estratégia do banco público.

Dados compilados pelo Dieese mostram que a Caixa perdeu 196 agências desde 2017, passando de 3.404 unidades em 2015 para 3.208 ao final de setembro de 2025, com forte aceleração em 2024 (–113 agências) e em 2025 (–50 até setembro).

“A redução da presença física da Caixa não afeta apenas a estrutura do banco. Ela prejudica diretamente a população mais vulnerável, desestrutura a economia local de municípios e bairros inteiros e penaliza os trabalhadores, que enfrentam sobrecarga, descomissionamentos e adoecimento”, destaca Felipe Pacheco. “Por isso, cobramos a suspensão do fechamento de agências, a recomposição da rede física e o fortalecimento da Caixa como banco público estratégico.

Mais empregados para a Caixa, mais Caixa para o Brasil

Mesmo com lucro recorde de R$ 13,5 bilhões entre janeiro e setembro de 2025, crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2024, a Caixa encerrou setembro com 84,3 mil empregados, quase 20 mil a menos do que em 2014, além de 49 unidades a menos em apenas 12 meses. No mesmo período, o banco ultrapassou a marca de 156 milhões de clientes.

Saúde Caixa e Super Caixa também foram pautas

Durante os atos, os trabalhadores também denunciaram os problemas relacionados ao Saúde Caixa. O movimento sindical defende o fim do teto estatutário de 6,5% da folha de pagamento para os gastos do banco com o plano de saúde, garantindo o modelo de custeio 70/30 e a sustentabilidade do plano.

Outro ponto de crítica é o Super Caixa, programa de premiação da rede de varejo e atacado. Para os empregados, o modelo atual não reconhece o trabalho de forma justa, gera insegurança e desvalorização e impacta negativamente a motivação e o atendimento à população.

“O Super Caixa precisa de regras simples, transparentes e justas, que reflitam a realidade dos trabalhadores que estão diariamente na linha de frente atendendo a população brasileira”, conclui Felipe Pacheco.




Caixa 165 anos: um banco público sustentado pela luta de seus empregados

Neste dia 12 de janeiro, a Caixa Econômica Federal completa 165 anos de história. Mais do que uma data comemorativa, o aniversário do maior banco público da América Latina é um momento de reflexão sobre seu papel estratégico para o Brasil e, sobretudo, sobre quem garante, diariamente, que essa missão siga viva: as empregadas e os empregados da Caixa.

A trajetória da Caixa é traçada pela resistência e mobilização do movimento sindical e de seus trabalhadores. Foi essa luta coletiva que, ao longo de décadas, impediu tentativas de enfraquecimento, privatização e desmonte da instituição. Graças a essa resistência, a Caixa permanece como um banco público essencial ao desenvolvimento econômico, social e regional do país.

A Caixa chega aos seus 165 anos com 84,3 mil empregados, 156 milhões de clientes atendidos e mais de 3.200 agências e pontos de atendimento espalhados pelo país. Esses números não são apenas estatísticas, representam vidas, histórias e um compromisso histórico com o Brasil.

Presente na vida dos brasileiros desde 1861, o banco cumpre uma função que vai muito além da lógica de mercado. É o principal agente operador das políticas sociais do governo federal, responde por cerca de 70% do financiamento habitacional do país, administra o FGTS, as loterias federais e garante que direitos cheguem a milhões de pessoas, inclusive nas regiões onde o setor privado não tem interesse em atuar.

Por trás dessas operações existe o trabalho de empregadas e empregados da Caixa. São eles os principais atores no cumprimento da missão social do banco, mas têm sido submetidos, nos últimos anos, a um processo contínuo de enxugamento da estrutura, fechamento de agências e aumento de cobranças.

Desde 2017, 196 unidades foram fechadas, sendo 113 apenas em 2024 e mais de 50 em 2025. O impacto dessa prática é profundo, principalmente em relação à piora no atendimento à população e perdas concretas para os trabalhadores, com transferências compulsórias, descomissionamentos e insegurança permanente.

É nesse contexto que a Fenae, as Apcefs e as entidades sindicais reforçam a necessidade de mobilização contra o fechamento de agências. Seguiremos a orientação da Contraf-CUT para que todos os sindicatos, conforme suas possibilidades, realizem, neste 12 de janeiro, o Dia Nacional de Luta contra o fechamento das agências.

Defender a Caixa 100% pública, forte e social é, portanto, defender também seus trabalhadores. É assegurar que o banco continue cumprindo sua função social, promovendo inclusão, desenvolvimento e redução das desigualdades, sem abrir mão da dignidade de quem faz tudo isso acontecer. Essa é a melhor forma de honrar o passado, enfrentar os desafios do presente e garantir um futuro à altura da importância que a Caixa tem para o povo brasileiro.

Artigo assinado pelo presidente da Fenae, Sergio Takemoto, publicado na Revista Fórum, no DCM, O CafezinhoBrasil 247 




Fenae divulga vencedores do último sorteio da campanha “Acessou, concorreu!”

Saiu o resultado do último sorteio da campanha “Acessou, concorreu!”, da plataforma de Convênios da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa). Os ganhadores foram: Matheus Araujo de Melo, da Apcef/PE; Jefferson Augusto Salmazo Barboza, da Apcef/PR, e Fabíola Gurgel, da Apcef/SP. Eles foram contemplados com um kit de espumante Chandon, duas taças e chocolates da marca Ferrero Rocher. 

Ao longo do ano de 2025, a Fenae sorteou, bimestralmente, diferentes prêmios para empregados Caixa, associados das 27 Apcefs do país. O último foi realizado em homenagem às festividades de Natal.  

A ação faz parte do Clube de Vantagens da Fenae e Apcefs, que também oferece o sistema cashback em compras na plataforma. Ao comprar um produto, o usuário recebe de volta percentuais para utilizar em próximos pedidos. Cada empresa disponibiliza formas diferentes de pagamento, programa de fidelidade ou de recompensa. 

Ao todo, são mais de 1.700 empresas parceiras, distribuídas em 17 mil lojas físicas, além de mais de 400 parceiros on-line. As áreas e serviços oferecidos incluem medicamentos, clínicas de estética, veículos, alimentação, eletrodomésticos, vestuário, saúde, educação, academias, passagens aéreas, hotéis, entre outros. 
 




Benefícios da Funcef e aposentadorias acima do mínimo terão reajuste de 3,9%

A partir deste mês de janeiro, os benefícios de aposentadorias e pensões pagos pelos planos administrados pela Funcef (Fundação dos Economiários Federais) – o REG/Replan Saldado e Não Saldado, REB e Novo Plano – serão reajustados em até 3,9%. Os valores dos benefícios vinculados por meio de convênio entre a Funcef e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também serão corrigidos no mesmo percentual.

O percentual reflete o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado ao longo de 2025, conforme divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É importante destacar, para quem se aposentou ou teve uma pensão concedida após janeiro de 2025, que o reajuste será proporcional ao índice acumulado entre a data de início do benefício e o mês de dezembro de 2025, de acordo com a tabela abaixo.

Confira a tabela com percentual de reajuste:

"WhatsApp

Canal da Fenae no WhatsApp

Participe do canal oficial da Fenae no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações da Fenae e de interesse dos empregados da Caixa. Acesse: https://link.fenae.org.br/canalfenae.   




FENAE

Quer ler todas as publicações da FENAE?
Clique no botão abaixo e tenha acesso ao site oficial.