Seminário Estadual sobre Funcef e Saúde Caixa está disponível em vídeo

Assista ao video do primeiro dia do evento realizado para discutir direitos dos trabalhadores Caixa

O Seminário Estadual sobre a Funcef e o Saúde Caixa foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro, em Florianópolis. A Apcef-SC contou com a parceria da Acacef, SEEB além da Fenae para realizar o encontro. Para possibilitar o acesso aos colegas Caixa que não puderam se deslocar das demais regiões do Estado e assim ficarem por dentro dos ataques contra o Saúde Caixa e sobre a situação a Funcef, os realizadores do Seminário providenciaram a gravação e a edição das palestras e debates. O material está disponível no canal da Apcef-SC no Youtube. Clique aqui e assista aos vídeos.

O assessor da Fenae, Paulo Borges falou sobre a situação do fundo de pensão dos empregados Caixa no primeiro dia do Seminário Estadual.  Antes de apresentar seu painel sobre o tema, Borges fez um resumo sobre a situação da Funcef e destacou que o balanço de 2016 apresentou o terceiro ano seguido de déficit a equacionar. “Já temos um equacionamento referente aos anos de 2014 e 2015 e teremos mais um em 2018, referente ao ano de 2016. A perspectiva para esse ano é um pouco melhor de acordo com as declarações da diretoria da Funcef. No entanto, ainda não dá para saber se a expectativa é positiva o suficiente a ponto de não gerar mais um equacionamento”, afirmou.

Sobre o cenário econômico atual Paulo Borges destacou que as análises do setor apontam melhorias somente a partir de 2018, 2019, quando os resultados devem efetivamente ser significativamente positivos. Questionado sobre o contencioso, Borges salientou que o tema preocupa porque é um item de impacto no déficit que vem crescendo ao longo dos anos. “É preciso dar uma solução para esse assunto. E dentro do entendimento que a Fenae tem, a responsabilidade desse impacto no resultado do nosso plano, é da Caixa porque tem origem na Caixa as ações que acabam refletindo nos resultados do REG/Replan”, destacou.  “Então por isso toda essa campanha, todo esse esforço para tentar sensibilizar a própria Funcef e a Caixa sobre a importância de repor esse recurso e evitar que o contencioso continue impactando negativamente nos resultados do plano”, emendou.

Sobre a mobilização dos empregados Caixa, que inclui um abaixo-assinado reivindicando que o banco assuma o passivo trabalhista e que a Funcef cobre uma solução da Caixa sobre o tema, Borges ressaltou que o contencioso tem sido discutido nos seminários em todo o Brasil.  “Em um dos eventos surgiu a ideia da realização de um ato especifico, que deve acontecer no dia 18 de outubro, mobilizando as pessoas com a intenção de sensibilizar a patrocinadora e a direção do fundo nessa questão”, antecipou.

Borges espera que as mobilizações acelerem o processo de negociação com a Caixa e com isso se obtenha uma solução que evite um pleito judicial, medidas que são estudas pela equipe da Fenae. Sobre os silêncios da Funcef, o assessor da Fenae disse que toda a decisão que os diretores da fundação tomam traz impacto à vida das pessoas. “À medida que a própria Funcef em determinados momentos não expõe o cenário em determinada questão, ela acaba gerando ansiedade e fazendo com as pessoas imaginem que a situação seja pior do que é. Ainda mais no momento em que vemos notícias nos jornais de ativos que podem estar sendo negociados, mas não sabemos como a Funcef está fazendo isso. Esses fatores geram especulação e deixam os participantes inseguros. Essa é a grande preocupação com a questão da transparência que a gente bate tanto”, completou.

Vídeos dos dois dias do evento:

Paulo Borges: https://goo.gl/NcvAWW

Edgard Lima: https://goo.gl/TRzZFq

Plínio Pavão: https://goo.gl/GzymWQ

Zuleida Rosa: https://goo.gl/SWCVBg