Seminário Em Defesa das Empresas Públicas será no dia 7 de junho

Evento em Brasília é gratuito e as inscrições foram prorrogadas até o dia 2 de junho

O seminário é organizado pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e conta com o apoio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae). Durante o evento serão debatidos temas como o cenário brasileiro atual e os projetos em trâmite do Congresso Nacional.

No decorrer do encontro será apresentada uma pesquisa sobre percepções e valores da população sobre serviços e empresas públicas. Participarão dos painéis especialistas e parlamentares e também representantes de entidades associativas e sindicais.

O seminário começa às 9h30 e será aberto pela coordenadora do comitê, Rita Serrano, e pelo presidente da Fenae, Jair Ferreira. O primeiro debate sobre a Realidade Brasileira terá a participação de Paulo Vannuchi, representante do Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O sociólogo Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) também participará da mesa. Ganz também foi fundador e coordenador-técnico do Observatório Social e integra o Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho e Instituto de Economia da Unicamp (Cesit).

O que: Seminário Em Defesa das Empresas Públicas

Onde: San Marco Hotel, em Brasília

Quando: 7 de junho

Inscrições: Até 02/06: publiccomite@gmail.com  (gratuitas)

 

PROGRAMAÇÃO:

9h – Abertura com Maria Rita Serrano (coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas) e Jair Ferreira (presidente da Fenae)

9h30 – Mesa Análise e Debate sobre a Realidade Brasileira, com a participação de Paulo Vannuch.

11h – Apresentação da pesquisa Percepções e valores da população sobre serviços e empresas públicas, realizada pela Fundação Perseu Abramo. A exposição será feita por Vilma Bokany, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da entidade.

13h – Intervalo para almoço

14h – Análise de Projetos no Congresso Nacional e Articulações. Com os assessores do comitê e da Fenae, Luiz Alberto dos Santos, advogado e professor universitário, e Neuriberg Dias, analista político e assessor legislativo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

15h30- Debate com os representantes das centrais sindicais e demais entidades presentes para encaminhamento de propostas.

16h30 – Ato em defesa das Empresas Públicas e elaboração de carta-aberta.

17h – Encerramento.

O COMITÊ

O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas foi criado em janeiro de 2016, inicialmente para fortalecer a luta contra o PLS 555, que mais tarde se tornaria o Estatuto das Estatais. A mobilização trouxe avanços no texto da lei e evidenciou a necessidade de uma grande organização em defesa das empresas públicas. No dia 6 de junho de 2016 foi lançada a campanha “Se é público, é para todos”, que ganhou alcance nacional. Participam do comitê as centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical, Consultas, UGT e Nova Central, além de centenas de entidades representativas de trabalhadores.

Mais informações em: www.comiteempresaspublicas.com.br

E/ou: www.facebook.com/comiteempresaspublicas