Novas piscinas da Sede são inauguradas

A nova área das piscinas da sede, foi inaugurada no dia 27 de novembro, de 2021. Após seis meses de extenso trabalho, está concluída a revitalização que oferece aos associados, mais conforto, beleza e segurança. O projeto executado, foi detalhadamente pensado para atender os anseios dos associados da APCEF/SC.

A reforma do espaço de mais de 3.000 m², era uma meta prevista pela Diretoria da APCEF/SC, para ser executada ainda em 2020. No entanto, com a vinda da pandemia os planos foram adiados até maio deste ano. Durante o Inverno e parte da Primavera toda obra foi executada, desafiando um longo período chuvoso.

O trabalho contou com a remoção dos espaços para guarda-vidas, guarita e chuveiros, que foram realocados para o lado oposto, mais próximo ao edifício Imbuia. Toda a cerâmica da piscina semiolímpica e as pedras do entorno do espaço foram removidas. O piso novo oferece um coeficiente maior de isolamento térmico, além de ser antiderrapante e capaz de suportar maior carga de peso que os pisos comuns. As piscinas infantis, de fibra de vidro, deram lugar à uma nova estrutura, com dois níveis de água, para maior segurança, principalmente dos bebês. O entorno das piscinas recebeu ainda floreiras (fixas) e muros de vidro removíveis, com esquadrias especiais de longa duração. O espaço conta ainda com mobiliário novo, com uma fonte e um mural em mosaico.

Dia de festa!

A cerimônia de inauguração foi realizada ao final da tarde, com a presença de 188 associados e convidados. Ao todo foram disponibilizadas 200 vagas para a festa, mediante inscrição prévia para um evento sanitariamente seguro.

Ao abrir as falas da cerimônia, o presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) da Fenae, Jadir Fragas Garcia disse: “Uma associação é a soma do trabalho de muitas pessoas ao longo do tempo. Felizmente a APCEF/SC, há várias gestões, têm deixado um grande legado aos associados. O ambiente associativo é muito bom, as obras, incluindo os novos apartamentos e as piscinas. Parabenizo a todos. A APCEF/SC é uma referência nacional e uma referência na participação na discussão dos projetos da Fenae, porque os mesmos são construídos com a participação de todas as APCEF’s.   Quando é discutido um projeto para atender os associados, é extremamente relevante que sejam ouvidas as demais APCEF’s do país. E, em nome de todos os diretores da demais associações do Pessoal da Caixa, parabenizo a APCEF/SC”.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto destacou as obras inauguradas nos últimos dois anos, juntamente com o trabalho realizado pelos gestores da APCEF/SC, como razões de orgulho para o movimento associativo. “Não dá para não comparar a gestão da APCEF/SC com a gestão da Caixa. A gente vê a diferença que é, o tratamento, o respeito com os associados, o cuidado com o bem público, é bem diferente daquilo que está ocorrendo com a Caixa, infelizmente. Há falta de respeito com os empregados, com a população e ainda há a destruição do papel social da empresa”, destacou, ao ressaltar a boa gestão do dinheiro dos associados pela APCEF/SC.

Iniciando sua fala, o diretor-presidente da APCEF/SC, Marco Zanardi chamou para junto de si os demais diretores que compõem a Gestão ‘+APCEF para TODOS’ (2019-2022), além da arquiteta responsável pelo projeto, Etiene Amaral Arcari, a engenheira Karen Lovatel e os empregados da APCEF/SC, a gerente Giseli Hyamara Marais e supervisor Roberto Carlos Vieira. Zanardi destacou que o trabalho é de todo o grupo, que inclui ainda o construtor Adilson Tass e os artistas plásticos Valdir Agostinho e Mauro Costa, responsáveis pelo mural em mosaico. “Essas pessoas foram fundamentais para esse trabalho”, disse.

Zanardi, relembrou que a obra foi postergada em razão das incertezas advindas da pandemia. “Entendemos que naquele momento a prioridade era manter a estrutura da Sede e os seus empregados. E assim o fizemos. Todos os trabalhadores e trabalhadoras permanecem conosco”, detalhou, ao recordar algumas medidas restritivas em razão da pandemia.

Ao falar sobre a importância de preservar a memória da piscina antiga, inaugurada em 1979, Zanardi disse que foi os gestores pensaram em um projeto que reunisse parte dos materiais retirados durante a obra. Assim surgiu a ideia do mural em mosaico, contendo partes de azulejos da piscina antiga. Em frente à obra de arte há uma aplicação de pedras São Tomé, aquelas que, durante 42 anos pavimentavam o entorno das piscinas.

Atualização arquitetônica da Sede

A arquiteta Etiene Amaral Arcari, ressalta que a obra realizada nas piscinas faz parte do processo de revitalização da APCEF/SC. “O que mais ‘ouvi’ antes e durante a obra foram orientações sobre a melhor forma de atender os anseios dos associados, respeitando o modo como eles utilizam as piscinas e seu entorno. Essa sempre foi a maior exigência dos gestores”, detalha.

Ao recordar os desafios do trabalho, Etiene diz que além de ser um espaço muito amplo, era necessário criar um leitura entre o estilo arquitetônico mais clássico da APCEF/SC e o contemporâneo. “Interessante que, embora o projeto tenha mais de cinco anos, poucos detalhes foram alterados e ainda assim as duas obras (prédios Imbuia e Garapuvu e as piscinas) estão em harmonia nesse processo de atualização da identidade visual da Sede”, afirmou.

“Algo que me chama a atenção nessa obra foi a criação do mosaico. O painel é uma homenagem à história da Sede, e às pessoas que construíram esse local. O personagem central daqui é o associado”, enaltece.