
Dia do Bancário: história, luta, conquistas e compromisso social
Em homenagem aos trabalhadores do sistema financeiro, a Fenae destaca a unidade dos bancários da Caixa
Neste 28 de agosto, celebramos o Dia do Bancário — uma data que homenageia e mantém viva a memória das lutas históricas da categoria.
Em 2025, a comemoração ganha ainda mais significado: completam-se 40 anos da primeira greve nacional dos empregados da Caixa. Deflagrada em 30 de outubro de 1985, com adesão de toda a categoria por 24 horas, essa mobilização foi decisiva para conquistar dois direitos fundamentais para todos os bancários do país: a jornada de seis horas diárias e o direito à sindicalização.
Essas vitórias mostram que é na luta coletiva que se asseguram direitos fundamentais, se defende o banco público e social e se fortalece enquanto categoria organizada. Mais do que um dia de celebração, o Dia do Bancário é um marco de resistência, unidade e conquistas de todos.
Hoje é, mais uma vez, dia de reconhecer o valor do trabalho dos bancários, cuja dedicação diária é essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Com isso, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa parabeniza os milhares de homens e mulheres da Caixa Econômica Federal pela história de coragem que seguem escrevendo.
Feliz Dia do Bancário!
FENAE