De um total de 21.389 votos válidos, a Chapa 1 – Movimento pela Saúde levou 16.652, ou seja, 77% dos votos, vencendo assim a eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, encerrada no dia 7 de fevereiro. As demais concorrentes registraram 3.462 votos (Chapa 3) e 1.275 (Chapa 2). A Chapa 1 contou e conta com o apoio da Apcef/SC, da Fenae e demais entidades de defesa dos empregados Caixa.
São titulares da Chapa Movimento pela Saúde: Marilde Perin Zarpellon (aposentada); Marcia Boiczuk Lacerda Krambeck (aposentada); Fabiana Uehara Proscholdt (em atividade); Zuleida Martins Rosa (aposentada); Edmar Martins André (em atividade). Os suplentes são: Ana Lucia Fontes de Farias Brito Soares (aposentada); Francisco Carlos Pugliesi (em atividade, e dirigente do Sindicato); Adeir José da Silva (Aposentado); Marcio Rogério Troya (em atividade); e Claudio José Teixeira Cerqueira (em atividade).
Ao destacar que a Chapa 1 teve o apoio das APCEFs, FENAE, AGECEF e outras entidade Zuleida Rosa lembra que a preocupação com o encolhimento do plano de saúde, marcou a campanha. Os colegas da ativa e aposentados passaram a semana em busca de informações e analisando qual chapa teria mais força para enfrentar as dificuldades que se avizinham. “O Saúde Caixa é fruto de muita negociação, entre as entidades representativas dos empregados e a Caixa, nos acordos coletivos e é considerado a maior conquista de todos esses anos de luta. O Conselho de Usuários foi criado para acompanhar as contas e dar transparência à gestão financeira e administrativa do plano. Dessa maneira, é possível fazer melhorias e manter a sustentabilidade do Saúde Caixa”, disse ela ao lembrar que sustentabilidade foi e é a maior bandeira da campanha da Chapa 1. “Junto com as entidades, faremos uma luta ferrenha contra a implantação da Norma 23 da CGPAR e o teto de 6,5% de teto estabelecido no Estatuto da Caixa. Também lutaremos por maior atenção aos aposentados, prevenção de doenças e melhoria da comunicação”, ressaltou.
Zuleida alertou que a eleição do Conselho de Usuários trouxe à baila os ataques que vêm sofrendo os planos de saúde dos empregados das empresas públicas e isso fortalecerá o movimento como um todo. “Agradecemos a participação, a confiança, e os 16.652 votos recebidos e contamos com todos para fortalecer e ampliar a luta por um Saúde Caixa maior e melhor”, completou.
O Conselho de Usuários
Criado em 2004, o Conselho de Usuários do Saúde Caixa é uma conquista da luta dos empregados da Caixa Econômica Federal e um instrumento central para o acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano de saúde por parte dos empregados da Caixa. O Conselho possui caráter consultivo e tem composição paritária com cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes que cumprem o mandato de 36 meses. A função do conselho é fiscalizar e reivindicar constantemente melhorias no Saúde Caixa para os empregados ativos e os aposentados.
Propostas da Chapa 1- Movimento pela Saúde: