Apcef/SC e Fenae apoiam a chapa 1-Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa

No período de 3 a 7 de fevereiro será realizada a eleição para escolha dos novos membros do Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Três chapas participam do processo eleitoral e a APCEF/SC e Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) apoiam a Chapa 1- Movimento pela Saúde, que tem o apoio também de outras entidades representativas dos trabalhadores da Caixa, como sindicatos, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e Apcefs.

A Chapa 01 é composta pelas catarinenses: Zuleida Martins Rosa e Marilde Perin Zarpellon. As eleições serão realizadas entre os dias 03 e 07 de fevereiro. Entre os principais itens da pauta da Chapa 01 estão: Lutar pela inclusão de todos os empregados admitidos na Caixa a partir de 01/09/2018, para o fortalecimento do Plano e para extinção da enorme diferença de tratamento entre os empregados Caixa; trabalhar pela implementação das propostas aprovadas nos fóruns da categoria, em harmonia com os representantes dos empregados na mesa permanentemente  de negociação e no GT Saúde Caixa; propor mudanças nos normativos para melhor  atender as necessidades e demandas dos usuários, sempre que  se fizer necessário; cobrar compromisso e transparência na apresentação dos números reais pela Caixa,  com balancetes mensais  do Saúde Caixa.

Conquista histórica dos empregados da Caixa, o Conselho de Usuários do Saúde Caixa foi criado em 2004 e tornou-se importante instrumento para assegurar transparência e democratização da gestão do plano de saúde, com acompanhamento da gestão financeira e administrativa. O Conselho possui caráter consultivo e tem composição paritária com cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. O mandato é de 36 meses.

Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, a Chapa 1 integra candidatos que representam as diversas forças do movimento associativo e sindical comprometidas com a defesa dos direitos dos usuários e a sustentabilidade do Saúde Caixa. “A função do conselho é fiscalizar e reivindicar constantemente melhorias no Saúde Caixa para os empregados ativos e os aposentados”, destaca Jair.

O presidente da Fenae lembra que o Conselho de Usuários terá o papel fundamental no cenário adverso de retirada de direitos. “Precisamos fazer o enfrentamento aos ataques que os trabalhadores vêm sofrendo, como CGPAR 23, resolução que estabelece um teto para o custeio pelas empresas estatais federais sobre benefícios de assistência à saúde dos empregados”, explica Jair Ferreira. Ele convoca os empregados da Caixa a participarem da votação. “Nesse momento tão crítico em que o banco está sob ataque, assim como os direitos dos seus trabalhadores, e fundamental o engajamento de todos nós, entidades e empregados, para evitar retrocessos em conquistas obtidas com muita luta pela categoria”.
Eleição

A votação terá início no dia 3 de fevereiro às 8h e segue até o 7 de fevereiro de 2020, às 18h, horário de Brasília/DF, por meio do sistema eletrônico disponibilizado pela Caixa. Podem votar os empregados da Caixa, ativos e aposentados, participantes titulares do Saúde Caixa. O processo é coordenado por uma Comissão Eleitoral composta por três representantes da Caixa e três representantes dos empregados.

Confira a composição da Chapa 1 – Movimento pela Saúde:

Titulares

Marilde Perin Zarpellon (Aposentada)

Marcia Boiczuk Lacerda Krambeck (Aposentada)

Fabiana Uehara Proscholdt (Em atividade)

Zuleida Martins Rosa (Aposentada)

Edmar Martins André (Em atividade)

Suplentes

Ana Lucia Fontes de Farias Brito Soares (Aposentada)

Francisco Carlos Pugliesi (Em atividade)

Adeir José da Silva (Aposentado)

Marcio Rogério Troya (Em atividade)

Claudio José Teixeira Cerqueira (Em atividade)

(Texto: Fenae e Apcef/SC)