No dia 2 de julho participantes da Funcef reuniram-se às 10h na sede da Apcef/SC, em Jurerê, para a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento Permanente. Para Marco Zanardi, presidente da Apcef/SC, a primeira reunião foi produtiva dentro do objetivo de reunir os interessados no assunto e divulgar as informações aos presentes. “Agora tem que fomentar e fazer a discussão.”. Flávio Lúcio Pereira, representante da Agecef, lembrou que o debate eleitoral das eleições da Funcef foi elogiado, mas criticou: “acabou a eleição, acabou a discussão?”.
Além de Zanardi e Pereira, outros temas foram expostos pela diretora dos aposentados da Apcef, Zuleida Rosa, e pelo representante da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, Adhemar Rovaris. Após as falas dos membros da mesa, abriu-se espaço para os presentes levantarem outras questões e darem suas sugestões. O principal assunto trazido na pauta foi o acompanhamento do andamento do PLP 268/2016, com previsão para ser votado na Câmara na próxima terça, 5 de julho. Entre os presentes ficou aprovada a rejeição ao projeto e reforçada a ação de mobilização de contato direto com os deputados, pressionado para que votem contra a proposta.
Outros encaminhamentos da reunião foram o envio de documento para a Funcef e nominalmente para os seus diretores e conselheiros, comunicando a criação da Comissão e seus objetivos bem como o envio de convites para os mesmos, para participação nas próximas reuniões. O próximo encontro ocorrerá em agosto, após organização de todos os assuntos levantados, quando se pretende definir uma periodicidade.
Dentre as demandas levantadas pelos presentes estão o contato direto e pessoal com os senadores Paulo Bauer (PSDB) e Valdir Raupp (PMDB) e possível reunião da Comissão com os mesmos, a realização de estudos sobre o funcionamento e investimentos da Funcef, o acompanhamento dos novos déficits apresentados que podem gerar mais equacionamentos futuros e a cobrança de maior transparência sobre a despesa administrativa da Funcef.
Modelo de texto
Aprovado na reunião da Comissão de Acompanhamento da Funcef ato de mobilização de envio do texto abaixo aos deputados líderes de bancada, contrário ao PLP 268/2016:
Prezado líder,
Considerando a iminente votação, em plenário, do PLP 268/2016, solicitamos seu apoio para rejeição do mesmo. Somos contrários a qualquer mudança que modifique a paridade nos fundos de pensão ou elimine nosso direito à eleição de representantes em todas as instâncias decisórias. Consideramos que a instituição de membros ditos “independentes” ou “executivos de mercado” tendem a tornar mais frágil o alinhamento da gestão dos recursos aos interesses dos seus verdadeiros donos, nós participantes ativos e assistidos.
dep.ivanvalente@camara.leg.br
dep.ronaldofonseca@camara.leg.br
dep.alessandromolon@camara.leg.br
dep.marcuspestana@camara.leg.br
dep.jovairarantes@camara.leg.br
dep.baleiarossi@camara.leg.br
dep.afonsoflorence@camara.leg.br
dep.antonioimbassahy@camara.leg.br
dep.aeltonfreitas@camara.leg.br
dep.rogeriorosso@camara.leg.br
dep.paulofoletto@camara.leg.br
dep.pauderneyavelino@camara.leg.br
dep.marciomarinho@camara.leg.br
dep.wevertonrocha@camara.leg.br
dep.luizcarlosramos@camara.leg.br
dep.geneciasnoronha@camara.leg.br
dep.danielalmeida@camara.leg.br
dep.rubensbueno@camara.leg.br
dep.givaldocarimbao@camara.leg.br
dep.evandrogussi@camara.leg.br